segunda-feira, 31 de março de 2014

Encontro de Formação litúrgica

Neste Domingo aconteceu um encontro de formação litúrgica com Júnior Paiva, o qual agradecemos por vim fazer essa formação a todos da Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.


 
Fotos: Kellys Silva

Todas as igrejas tocarão sinos na canonização de Anchieta

Será um gesto de comunhão e celebração da Igreja no Brasil
 
CNBB
 
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca todas as igrejas do país para que toquem os sinos, no dia 2 de abril, às 9 horas da manhã, por ocasião da canonização do beato José de Anchieta.
 
Em carta, enviada aos bispos, o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, explica que será um “gesto de alegria, gratidão e comunhão por estar inscrito entre os santos o Apóstolo do Brasil”.
 
Durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá em Aparecida (SP), será celebrada Missa em ação de graças pela canonização do beato, no dia 4 de maio, às 8h, no Santuário Nacional de Aparecida.
 
Celebrações por onde Anchieta passou
 
O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, convidou o clero da arquidiocese para acolher a canonização com manifestações de “júbilo e ação de graças a Deus”, pedindo que os sinos toquem, todos juntos, às 14h, por cinco minutos, ao menos. No domingo, dia 6, haverá procissão saindo do Pátio do Colégio, às 10h15, em direção à Catedral da Sé, onde será celebrada Missa solene às 11h.
 
Em Salvador (BA), o arcebispo local e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, celebrará uma Missa, às 18h, na Catedral Basílica.
 
Na arquidiocese de Vitória do Espírito Santo (ES) haverá Missa na catedral metropolitana, às 18h do dia 2, presidida pelo arcebispo local, Dom Luiz Mancilha Vilela. Às 20h, a comunidade Shalom apresentará o musical “Anchieta para todas as tribos”. No domingo, dia 6, duas Missas estão marcadas. Às 9h30, na paróquia Beato José de Anchieta, em Serra (ES), e às 16h, no pátio do Santuário de Anchieta (ES).
 
O arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), cardeal Orani João Tempesta, presidirá uma Missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no dia 2 de abril, às 18h.
 
História do Apóstolo do Brasil
 
O padre José de Anchieta nasceu, em 19 de março de 1534, nas ilhas Canárias, Espanha. Seu primeiro contato com os jesuítas foi quando estudava filosofia na universidade de Coimbra, Portugal. Em 1551, Anchieta entrou na Companhia de Jesus.
 
A missão no Brasil começou, em 1553, quando, ainda noviço, aos 19 anos, desembarcou em Salvador (BA) para trabalhar com padre Manuel da Nóbrega e outros missionários.
 
A fundação da cidade de São Paulo está relacionada à primeira Missa celebrada na missão de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, festa litúrgica da conversão do apóstolo São Paulo. Ali, os jesuítas fundaram um colégio, o primeiro da Companhia de Jesus na América Latina.
 
Outros elementos são marcantes na história do beato José de Anchieta, no Brasil. Ele ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e de portugueses; aprendeu a língua indígena; escreveu gramática, catecismo, peças de teatro e hinos na língua dos índios, além de outras obras em português, latim, tupi e guarani; participou de negociações de paz em conflitos entre índios e portugueses; fundou outro colégio no Rio de Janeiro, no qual foi reitor; foi responsável por outras missões; provincial dos jesuítas no Brasil; e escreveu muitos relatos sobre a missão e particularidades da terra e do povo brasileiros.
 
José de Anchieta morreu, em 9 de junho de 1597, em Reritiba, cidade fundada por ele no Espírito Santo, que, futuramente, recebeu o nome de Anchieta.
 
O título de “Apóstolo do Brasil” foi dado pelo prelado do Rio de Janeiro, Dom Bartolomeu Simões Pereira, durante a homilia do funeral.
 
Fonte: Canção Nova

4ª Semana da Quaresma – Segunda-feira 31/03/2014

Evangelho (Jo 4,43-54)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 29 de março de 2014

3ª Semana da Quaresma – Sábado 29/03/2014

Evangelho (Lc 18,9-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.
13O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 28 de março de 2014

Sexta-Feira é dia de Terço Jovem


Como todos sabem, Sexta-Feira é dia do nosso encontro para rezarmos juntos o terço, e hoje não é diferente, e por motivos justos, devido aos nossos ensaios da encenação da Paixão de Cristo, o terço começará à partir das 18 hs,na Igreja Matriz, então quem faz parte também da peça teatral, venham de 6:00 hs da tarde, e daí rezamos o terço, e logo após iniciaremos os ensaios.
Vamos, convidem, chamem seus amigos, colegas, e demais jovens para fazermos uma bonita corrente de oração hoje!

3ª Semana da Quaresma – Sexta-feira 28/03/2014

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 28bum escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor”. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
32O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 26 de março de 2014

Pequena mensagem de João Paulo II aos jovens


Padre deve servir a comunidade com amor, destaca Papa

Francisco explicou que o ministério vindo com a Ordem é um serviço à comunidade a ser realizado com amor, do contrário não serve

Jéssica Marçal, com informações da Rádio Vaticano

Da Redação

Padre deve servir a comunidade com amor, destaca Papa
 
Na catequese desta quarta-feira, 26, Papa Francisco refletiu sobre o sacramento da Ordem. Ele destacou três características do ministério de padres, bispos e diáconos: servir com amor, ser apaixonado pela Igreja e alimentar esse ministério com a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos da Eucaristia e da Penitência.
 
Francisco explicou que a Ordem é o sacramento que habilita ao exercício do ministério, confiado por Jesus, de apascentar o seu rebanho, o que deve ser feito não com a força humana, mas com o poder do Espírito. “O sacerdote, o bispo, o diácono devem apascentar o rebanho do Senhor com amor. Se não o fazem com amor, não serve”.
 
Aqueles que são ordenados são colocados como líder da comunidade, disse o Papa. Porém, ele ressaltou que, para Jesus, isso significa colocar a própria autoridade a serviço, como Ele mesmo mostrou e ensinou aos seus discípulos.
 
“Um bispo que não está a serviço da comunidade não faz bem. Um sacerdote, um padre, que não está a serviço de sua comunidade não faz bem. Está errado”.
 
Além de se colocar a serviço, os que recebem o sacramento da Ordem precisam ter um amor apaixonado pela Igreja, conforme explicou o Santo Padre. A partir da força da Ordem, o ministro deve dedicar-se inteiramente à própria comunidade e a amar com todo o coração, como Cristo ama a Igreja.
 
Um último aspecto destacado por Francisco sobre a Ordem foi a necessidade de alimentar o ministério exercido a partir desse sacramento. Isso deve ser feito por meio de orações, da escuta da Palavra de Deus, celebrando cotidianamente a Eucaristia e também com o Sacramento da Penitência.
Segundo o Pontífice, quando isso não acontece, o bispo ou o padre acaba perdendo de vista o sentido autêntico do próprio serviço e a alegria que vem da comunhão com Jesus.  “… a longo prazo, perdem a união com Jesus e se tornam de uma mediocridade que não faz bem à Igreja”, disse o Papa, que acrescentou a necessidade de rezar pelo ministério de bispos e padres.
 
Concluindo suas reflexões, Francisco falou do que deve ser feito para se tornar sacerdote, destacando que esta é uma iniciativa que parte de Deus.
 
“A vontade de se tornar sacerdote, de servir os outros nas coisas que vêm de Deus. A vontade de estar por toda a vida a serviço para catequizar, batizar, perdoar, celebrar a Eucaristia, cuidar dos doentes…mas, toda a vida assim! Se alguém de vocês sentiu isso no coração, foi Jesus que colocou isso aí! Cuidem desse convite e rezem para que isto cresça e dê fruto em toda a Igreja”.
 
Fonte: Canção Nova

3ª Semana da Quaresma – Quarta-feira 26/03/2014

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 25 de março de 2014

Papa indica caminho da humildade para alcançar a salvação

Partindo do Evangelho do dia, Santo Padre explicou que Deus salva o homem justamente em seus erros, motivo pelo qual é preciso ser humilde

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa indica caminho da humildade para alcançar a salvação
 
O que nos salva não é a nossa segurança de observar os mandamentos, mas a humildade de ter sempre necessidade de ser curado por Deus. Esta foi, em síntese, a reflexão do Papa Francisco na Missa presidida, nesta segunda-feira, 24, na Casa Santa Marta.
 
“Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria”. A homilia do Papa partiu destas palavras que Jesus dirige aos Seus conterrâneos (Evangelho do dia), os moradores de Nazaré, junto aos quais não podia realizar milagres, porque eles não tinham fé.
 
Francisco citou os dois episódios recordados por Jesus: o milagre da cura da lepra de Naamã, o sírio, e o encontro do profeta Elias com a viúva de Sarepta. Francisco explicou que, naquela época, os leprosos e as viúvas eram marginalizados, mas esses dois, acolhendo os profetas, foram salvos. Em vez disso, os moradores de Nazaré não aceitavam Jesus, porque estavam tão seguros em sua fé e na observância dos mandamentos que não tinham necessidade de outra salvação.
 
Segundo o Papa, trata-se do “drama da observância dos mandamentos”, o que acontece sem fé. É uma atitude de pensar que é possível salvar a si mesmo, indo à sinagoga e obedecendo aos mandamentos. Mas Francisco lembrou a necessidade de humildade.
 
“Jesus nos diz: ‘Mas, veja, se você não se marginaliza, não se sente à margem, não terá salvação’. Esta é a humildade, o caminho da humildade: sentir-se tão marginalizado a ponto de precisar da salvação do Senhor. Somente Ele salva, não a nossa observância dos preceitos. Mas isso não os agradou, ficaram irritados e quiseram matá-Lo”.
 
Essa mesma irritação atingiu inicialmente Naamã, lembrou o Papa, porque ele achou ridículo e humilhante o convite para que se banhasse sete vezes no rio Jordão, a fim de ser curado da lepra.  Deus pediu-lhe um gesto de humildade e, quando ele aceitou, foi curado. “Esta é a mensagem de hoje, terceira semana da Quaresma: se nós queremos ser salvos, devemos escolher o caminho da humildade”, disse Francisco.
 
Outro exemplo dado pelo Santo Padre foi o de Maria, que, no seu cântico, diz que é feliz não porque Deus olhou para sua virgindade, bondade e doçura, mas porque olhou a humildade de sua serva.
 
“É para isso que o Senhor olha. E devemos aprender essa sabedoria de nos marginalizarmos para que o Senhor nos encontre. Não nos encontrará no centro das nossas seguranças; ali o Senhor não vai. Ele nos encontrará na marginalização, nos nossos pecados, nos nossos erros, nas nossas necessidades de sermos curados espiritualmente, de sermos salvos. (…) Peçamos a graça de ter essa sabedoria de nos marginalizarmos, a graça da humildade para receber a salvação do Senhor.”
 
Fonte: Canção Nova

Web rádio

Lembrando que nossa web rádio está a todo vapor, então sempre que estiver lendo nossas postagens, curtam as músicas que são tocadas na web rádio, aqui mesmo no blog. E desde já agradecemos a todos que mesmo depois de ler as postagens ainda continua deixando a janela aberta escutando a nossa rádio. O nosso muito obrigado!

Anunciação do Senhor – Terça-feira 25/03/2014

Evangelho (Lc 1,26-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 22 de março de 2014

Fotos do Terço Jovem ontem




















Venha, Deus te chama!

2ª Semana da Quaresma – Sábado 22/03/2014

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publi­canos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada.
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam.
17Então caiu em si e disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome’. 18Vou-me embora, vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; 19já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’.
20Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e sentiu compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e cobriu-o de beijos. 21O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’.
22Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. E colocai um anel no seu dedo e sandálias nos pés. 23Trazei um novilho gordo e matai-o. Vamos fazer um banquete. 24Porque este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
25O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. 26Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. 27O criado respondeu: ‘É teu irmão que voltou. Teu pai matou o novilho gordo, porque o recuperou com saúde’.
28Mas ele ficou com raiva e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. 29Ele, porém, respondeu ao pai: ‘Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua. E tu nunca me deste um cabrito para eu festejar com meus amigos. 30Quando chegou esse teu filho, que esbanjou teus bens com prostitutas, matas para ele o novilho cevado’.
31Então o pai lhe disse: ‘Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32Mas era preciso festejar e alegrar-nos, porque este teu irmão estava morto e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado”’.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Venha para o terço jovem, uma nova forma de evangelizar a juventude

 
 
Atenção juventude, logo mais às 18 horas na Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, haverá mais um terço jovem, portanto sinta-se convidado, para rezarmos com muita fé o santo terço, e logo após iremos acompanhar a via sacra.
 
Esperamos você lá!

2ª Semana da Quaresma – Sexta-feira 21/03/2014

Evangelho (Mt 21,33-43.45-46)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, que fará com esses vinhateiros?”
41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.
42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?” 43Por isso eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos. 45Os sumos sacerdotes e fariseus ouviram as parábolas de Jesus, e compreenderam que estava falando deles. 46Procuraram prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, pois elas consideravam Jesus um profeta.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Convite especial para você jovem


Grupo de Jovens JCC e Conselho Paroquial de Juventude da Paróquia da Imaculada Conceição, convida a todos quem se interessarem em participar de Uma Peça Teatral "Paixão De Cristo" para uma reunião Sábado 22.03 ás 15:00 hs no Salão Paroquial Com Railson Honorato e demais membros do grupo!

 (OBS: É aberto para todas as idades e aos tímidos não terá falas,apenas ser personagem)
Venha Participar conosco!

O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS TAMBÉM PARA A EVANGELIZAÇÃO!?



"O que vos digo na escuridão, dizei-o às claras. O que vos é dito ao ouvido, publicai-o de cima dos telhados" (Mt 10, 27)


Hoje é cada dia mais comum em nossos momentos eclesiais (missas, novenas, encontros de jovens) notarmos um irmão ou outro distraído ou muito preocupado (rs rs rs) com seu aparelho telefônico... Enquanto alguns fervorosos irmãos estão na oração, cantando, louvando e rezando, outros (não poucos) estão olhando, digitando, e até rindo consigo mesmo olhando para seu "Smartphone", a conversa em diversos grupos do "WhatsApp" é naquele momento mais agradável e alegre do que esta na presença do Senhor... A missa para alguns passa "voando", logo, não participaram, estavam de "corpo presente", basta perguntar a muitos jovens, logo após a santa missa qual foi o evangelho lido e refletido na missa...

Eu mesmo ja fiz essa pergunta a muitos jovens, alguns ainda ensaiaram uma palavra aqui, outra li, lembrava algumas expressões que o "padre falou" que lhe chamou atenção, tentando convencer-me que estava atento a santa missa. Outros nem se quer lembrava de nada, quanto mais do evangelho e quiçá do evangelista...

Lembro de uma ocasião que notei um jovem conhecido que passou a missa inteira olhando o celular, acho que devia ser o famoso "Zap Zap", digitava, achava graça, digitava, achava graça... E nisso a missa teve seu inicio, meio e fim... Quando terminou fui ao seu encontro e perguntei: "Fulano" como foi a missa? Ele respondeu: Ótima! Rezei, cantei, orei... Me encontrei com Deus! Eu respondi: Que bom, que maravilha...! Eu perguntei: Rapaz qual foi o evangelho de hoje mesmo (me fazendo de "doido")... Ele prontamente me respondeu: Evangelho da carta aos coríntios (queria eu mesmo que fosse brincadeira!)... Pensei comigo, ou foram encontrado novos escritos que ainda não estão contidos no canôn romano ou ele acaba de criar um novo livro para as sagradas escrituras (rs rs srs)...

Brincadeiras a parte, tal situação me levou a refletir como evangelizar pra essa gama de jovens que estão (e não estão) ao mesmo tempo em nossas assembleias...  Como falar de Deus através destas tecnologias? Como falar de Deus ou sobre Deus para estes jovens cada vez mais conectados, sempre "online" nas redes sociais e muitas vezes "offline" na vida da comunidade, nos grupos em nossa igreja!

Hoje nossos celulares são capazes de facilitar e muito nossas vidas, as redes sociais estão ai com tudo, vieram e não pretendem irem embora tão cedo... Os celulares hoje tem de tudo, tiram foto, tocam musicas, grava videos, acessam a internet, tem jogos, calculadora, leitor de PDF, PPT (Power Point) e Word, executam tarefas bancarias, medem seu peso, altura e comprimento! E acreditem se quiserem, alguns até mesmo fazem ligações!? (rs rs rs)...

Ja que não podemos "vencer a guerra", juntemo-nos ao inimigo (no bom sentido!) e vamos fazer um bom uso destes dispositivos...

Indico aqui alguns aplicativos gratuitos (para dispositivos ANDROID) que uso em meu aparelho, e podem quem sabe ajudar um pouco na espiritualidade de muitos jovens... Vamos Lá:

CATÓLICO ORANTE: (Contem a liturgia diaria, orações, novenas, terços e tudo OFFLINE)

CRISTONAUTAS: (Aplicativo que conta toda a historia da salvação de forma pedagógica e didática)

DEI VERBUM LITE: (Versão da bíblia versão Ave Maria - OFFLINE)

ILITURGIA: Aplicativo que contém a liturgia das horas (Este é pago, custa cerca de R$10,00 reais)

Existem muitos outros, este são os que uso frequentemente (diariamente). Façamos o bom uso destas tecnologias, a palavra de Deus deve ser difundida em todas as circunstâncias e ambientes... 

Peçamos ao Espírito Santo (O comunicador por excelência) a reta razão e a sabedoria pra evangelizarmos a todos os nossos jovens, no caminho de vida e santidade.


AUTOR: Deivid Franklin de Aquino (Seminarista da Diocese de Mossoro, aluno do 4° ano de teologia, atualmente assessor do setor de juventude da diocese)

Fonte: Setor Diocesano de Juventude

Papa destaca importância da confiança em Deus

Homilia


Francisco disse que o homem que confia somente em si e se esquece de Deus caminha rumo à infelicidade

Da Redação, com Rádio Vaticano

papa_confiança em Deus
 
O homem que confia em si mesmo, nas próprias riquezas ou ideologias está destinado à infelicidade. Quem confia no Senhor, em vez disso, dá frutos mesmo em tempos de seca. Assim disse o Papa Francisco na Missa, desta quinta-feira, 20, na Casa Santa Marta.
 
As reflexões partiram da Primeira leitura do dia, que define como bendito o homem que confia em Deus. Francisco destacou que somente no Senhor a confiança é segura, outras confianças não servem, não trazem salvação nem alegria.
 
Às vezes, porém, lembrou o Santo Padre, o homem gosta de confiar em si mesmo ou nos amigos e nas ideologias, deixando Deus um pouco à parte. Mas o homem assim se fecha em si mesmo e fica sem horizontes, não pode se salvar. É o que acontece com o homem rico de que fala o Evangelho do dia: tinha tudo, mas não se dava conta de que, à sua porta, havia um pobre, coberto de feridas. Francisco observou que, ao passo que o pobre tinha um nome, Lázaro, o rico “não tem nome”.
 
“E esta é a maldição mais forte daquele que confia em si mesmo ou nas forças, nas possibilidades dos homens e não em Deus: perder o nome. (…) Todos nós temos esta fraqueza, esta fragilidade, de colocar as nossas esperanças em nós mesmos, nos amigos ou nas possibilidades humanas somente; e nos esquecermos do Senhor. Isso nos leva ao caminho da infelicidade”.
 
O Papa disse que, neste dia de Quaresma, fará bem a cada um perguntar-se onde coloca a sua confiança: em Deus ou nas coisas, nos ídolos. “Ainda tenho um nome ou comecei a perder o nome e me chamo ‘eu’? Eu, a mim, comigo, para mim, somente eu? Sempre aquele egoísmo. Isso não nos dará a salvação”.
 
Mas mesmo para quem “perdeu o nome” e confia em si mesmo, há uma porta de esperança, pois Deus é Pai e tem sempre uma resposta para dar ao homem, uma única palavra: “Filho!”
 
“Se algum de nós, na vida, de tanto ter confiança no homem e em nós mesmos, acabamos por perder o nome, perder a dignidade, ainda há uma possibilidade de dizer esta palavra que é forte: ‘Pai’. Ele sempre nos espera para abrir uma porta que nós não vemos e nos dirá: ‘Filho’. Peçamos ao Senhor a graça de que dê a todos nós a sabedoria de ter confiança somente n’Ele, não nas coisas nem nas forças humanas, somente n’Ele”.
 
Fonte: Canção Nova

2ª Semana da Quaresma – Quinta-feira 20/03/2014

Evangelho (Lc 16,19-31)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.
27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa de meu pai, 28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’. 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os profetas, que os escutem!’
30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Santo do dia - São José


Celebra-se hoje, 19 de março, a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

“Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa” (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

São José, Esposo da Virgem Maria – Quarta-feira 19/03/2014

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.
21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 24aQuando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 18 de março de 2014

Divulgadas datas da JMJ 2016 e da pré-jornada das dioceses

Publicado em 12/03/2014, às 12:32, por Jefferson Souza.

A Comissão de preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2016 (JMJ), divulgou a data oficial do evento. Os poloneses receberão em Cracóvia, jovens de todo o mundo nos dias 26 a 31 de julho. Foi definida também a data da “pré-jornada”, que será realizada nos dias 20 a 25 de julho e recebeu o nome de “Jornadas das Dioceses”.

O Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, havia divulgado anteriormente que a JMJ teria início no dia 25 de julho, porém, as novas datas foram ajustadas com os dias da pré-jornada.

Na terça-feira, 26 de julho, será realizada a cerimônia de abertura, o chamado Festival da Juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29 de julho, as catequeses. Na quinta-feira, 28, está prevista a acolhida do Papa, e na sexta-feira à noite, 29 haverá a Via-Sacra.

No Sábado, 30, será realizada a vigília, e no domingo, 31, a Missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ.

A Comissão, por meio do site oficial, informa que são esperados mais de 2 milhões de jovens. Para as “Jornadas das Dioceses” a expectativa é de 300 mil jovens percorram as 43 dioceses do país.

O país sede da Jornada Mundial da Juventude 2016 foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 28 de julho de 2013, na Missa de Encerramento da JMJ, no Rio de Janeiro.

Com informações de Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.

Religiões assinam acordo contra tráfico humano e escravidão

Iniciativa conjunta
acordo_combate escravidao
Participantes da coletiva de imprensa que anunciou a assinatura do Global Freedom Network / Foto: Reprodução youtube vatican.va
 
Uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 17, no Vaticano, apresentou uma nova iniciativa das confissões religiosas para erradicar a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos. O acordo sem precedentes inaugura o Global Freedom Network, que tem como parceira principal a Walk Free Foundation.
 
O memorando de entendimento e a declaração comum, que institui o acordo, contém quatro assinaturas: o representante do Papa Francisco, chanceler das Pontifícias Academias das Ciências e Ciências Sociais, Dom  Marcelo Sánchez; o representante do Grande Imã de Al-Azhar, Egito, Dr. Mahmoud Azab; o representante do arcebispado anglicano de Canterbury, Reverendo Sir David John Moxon e por parte da Walk Free Foundation, Andrew Forrest.
 
A declaração comum evidencia a violenta capacidade destrutiva da escravidão moderna e do tráfico de seres humanos e convida outras igrejas cristãs e confissões religiosas do mundo a intervir.
“A escravidão moderna e o tráfico de seres humanos são um crime contra a humanidade. A exploração física, econômica e sexual de homens, mulheres e crianças condena 30 milhões de pessoas à humilhação e à degradação. A cada dia, que continuamos a tolerar esta situação, violamos a nossa humanidade comum e ofendemos a consciência de todos os povos”, lê-se na declaração comum assinada.
 
O acordo reitera que deve ser cessada toda forma de indiferença em relação às vítimas de exploração. Dessa forma, convida todos os fiéis e seus líderes, todos os governos e pessoas de boa vontade a apoiarem a iniciativa do acordo que visa combater essas problemáticas.
 
Na declaração, há ainda o agradecimento a todos aqueles que já estão empenhados nessa batalha. Apesar dos esforços de tantas pessoas em tantos países, recorda-se que esta é uma problemática que continua a crescer, de forma que o acordo pretende ser um encorajamento a mais em favor da liberdade dos oprimidos.
 
Mecanismos
 
O acordo vai fazer uso dos instrumentos da fé: a oração, o jejum e a caridade. Haverá um dia de oração pelas vítimas e pela sua liberdade. Informa-se que todos os fiéis e pessoas de boa vontade serão convidados a meditar e a agir sobre essa questão.
 
Nesse primeiro ano, todas as confissões religiosas, bem como líderes políticos e grandes empresas, serão convidados a promover uma fiscalização, a fim de garantir que suas cadeias de suprimentos e investimentos excluam formas de escravidão moderna e, se for o caso, adotem medidas corretivas.
 
Também estão inclusos projetos de mobilização por parte da juventude para erradicar essa problemática, além da conscientização, por parte das famílias, escolas, universidades e instituições, sobre o que é a escravidão moderna e o tráfico humano bem como as formas de denunciá-los.
 
O G20 também será convidado a condenar a escravidão moderna e o tráfico de seres humanos e a adotar uma iniciativa contra essas problemáticas, além de apoiar o já mencionado Fundo Global.
“Este acordo marca um início e uma promessa – as vítimas da escravidão moderna e do tráfico de seres humanos não serão esquecidos ou ignorados: todos conhecerão a sua história. Caminharemos com eles rumo à liberdade”, finaliza a declaração conjunta.
 
O Global Freedom Network é uma instituição aberta e outros líderes religiosos serão convidados a aderir a esta iniciativa e apoiá-la.
 
Fonte: Canção Nova

2ª Semana da Quaresma – Terça-feira 18/03/2014

Evangelho (Mt 23,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

segunda-feira, 17 de março de 2014

Escutar a voz de Jesus, pede Papa no Angelus

Falando da Transfiguração de Cristo, Francisco destacou a necessidade de “subir” a montanha para ouvir a voz de Deus e “descer” para transmitir essa Palavra aos outros

Jéssica Marçal
Da Redação

 Escutar a voz de Jesus, pede Papa no Angelus
A palavra de Deus cresce quando transmitida aos outros, destacou Francisco / Foto: Reprodução CTV
 
Neste domingo, 16, Segundo Domingo da Quaresma, Papa Francisco reuniu-se com os fiéis na Praça São Pedro para rezar o Angelus. Em suas palavras antes da oração, ele enfatizou a necessidade de ouvir a Palavra de Deus e transmiti-la aos outros.
 
O Santo Padre recordou o episódio da Transfiguração de Cristo na montanha, presente no Evangelho do dia. A montanha, segundo o Papa, representa o lugar da proximidade com Deus e do encontro íntimo com Ele. E do alto da montanha, os discípulos ouviram a voz de Deus, que proclama Jesus seu Filho amado dizendo: “Escutai-o” (v.5)
 
“É muito importante este convite do Pai. Nós, discípulos de Jesus, somos chamados a ser pessoas que escutam a sua voz e levam a sério suas palavras. Para escutar Jesus, é preciso segui-Lo, como faziam as multidões do Evangelho”.
 
O Santo Padre também disse que se escuta Jesus em Sua Palavra escrita, de forma que é importante ler o Evangelho. Ele perguntou aos presentes na Praça quem tem o costume de fazê-lo e sugeriu que todos levem sempre consigo uma pequena edição dos Evangelhos, lendo um pequeno trecho todos os dias.
 
Retomando o acontecimento da Transfiguração, o Papa citou dois elementos significativos que sintetizou em duas palavras: subida e descida. Ele explicou que é preciso subir a montanha em silêncio para encontrar a si mesmo e perceber melhor a voz do Senhor. Mas não se pode permanecer ali, é preciso descer para encontrar os irmãos necessitados.
 
“A estes nossos irmãos que estão em dificuldade, somos chamados a levar os frutos da experiência que fizemos com Deus, partilhando com eles os tesouros de graça recebidos. (…) Quando ouvimos a palavra de Jesus e a temos no coração, esta palavra cresce. E sabem como cresce? Dando-a aos outros”.
 
Francisco finalizou suas reflexões pedindo a orientação de Maria para que os fiéis prossigam com fé e generosidade o caminho da Quaresma, aprendendo a “subir” com a oração e a “descer” com a caridade fraterna anunciando Jesus.
 
Fonte: Canção Nova

Fotos da missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2014









2ª Semana da Quaresma – Segunda-feira 17/03/2014

Evangelho (Lc 6,36-38)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 15 de março de 2014

Bispos do Brasil divulgam mensagem sobre a Copa do Mundo

BRASILIA, 14 Mar. 14 / 12:34 pm (ACI).- O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), junto aos demais presidentes dos regionais e das comissões da instituição, aprovou ontem, 13, uma mensagem sobre a Copa do Mundo, que terá início em junho, no Brasil.   No texto, intitulado "Jogando pela vida", os bispos afirmam que "a Igreja no Brasil acompanha, com presença amorosa, materna e solidária, esse grande evento que reunirá vários países e protagonizará a oportunidade de um congraçamento universal".   Os bispos convidam a sociedade brasileira a aderir ao projeto "Copa da Paz" e à Campanha "Jogando a favor da vida - denuncie o tráfico humano", que têm a finalidade de colaborar para que o evento seja "lembrado como tempo de fortalecimento da cidadania".   “Direito humano de especial valor, o esporte é necessário a uma vida saudável e não deve ser negligenciado por nenhum povo. De todos os esportes, o brasileiro nutre reconhecida paixão pelo futebol. Explicam-se, assim, a expectativa e a alegria com que a maioria dos brasileiros aguarda a Copa do Mundo que será realizada em nosso país, pela segunda vez”, afirma a mensagem dos prelados brasileiros.   “Os brasileiros -continua a mensagem- identificados por sua hospitalidade e alegria, saberão acolher aqueles que, de todas as partes do mundo, virão ao nosso país por ocasião da Copa. (...) A Copa se torna, portanto, ocasião para refletir com a sociedade sobre as relações pacíficas e culturais entre todos os povos, bem como sobre os aspectos sociais e econômicos que envolvem o esporte que é harmonia, desde que o dinheiro e o sucesso não prevaleçam como objeto final, conforme alerta o Papa Francisco”.   Continuando a mensage, e no contexto de diversas manifestações contra a realização do evento no país, os bispos afirma: “Lamentamos que, na preparação para a Copa, esse último aspecto tenha prevalecido sobre os demais, motivando manifestações populares que acertadamente reivindicam a soberania do país, o respeito aos direitos dos mais vulneráveis e efetivas políticas públicas que eliminem a miséria, estanquem a violência e garantam vida com dignidade para todos”.    “Solidarizamo-nos com os que, por causa das obras da Copa, foram feridos em sua dignidade e visitados pela dor da perda de entes queridos”.   “Não é possível aceitar que, por causa da Copa, famílias e comunidades inteiras tenham sido removidas para a construção de estádios e de outras obras estruturantes, numa clara violação do direito à moradia. Tampouco se pode admitir que a Copa aprofunde as desigualdades urbanas e a degradação ambiental e justifique a instauração progressiva de uma institucionalidade de exceção, mediante decretos, medidas provisórias, portarias e resoluções”, assevera a mensagem.   “O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”.   A sociedade brasileira é convidada a aderir ao projeto “Copa da Paz” e à Campanha “Jogando a favor da vida – denuncie o tráfico humano”. Seu objetivo é contribuir para que a Copa do Mundo em nosso país seja lembrada como tempo de fortalecimento da cidadania. Por meio destas iniciativas, a Igreja se faz presente na vida política e social do país, cumprindo sua missão evangelizadora. Ao mesmo tempo, conclamamos as Dioceses em cujo território estão localizadas as cidades-sede da Copa a oferecerem especial atenção religiosa aos seus diocesanos e aos visitantes.   “Que a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, nos agracie com sua bênção e proteção neste tempo de fraternidade e congraçamento entre os povos”, conclui a mensagem assinada pela presidência da CNBB conformada pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da instituição, Dom José Belisário da Silva, OFM, Arcebispo de São Luís do Maranhão e Vice-Presidente da CNBB e Dom Leonardo Ulrich Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da entidade.

Fonte: Acidigital

1ª Semana da Quaresma – Sábado 15/03/2014

Evangelho (Mt 5,43-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

sexta-feira, 14 de março de 2014

JMJ Rio2013 eleva procura por vocação sacerdotal





O número de jovens interessados em trilhar o caminho do sacerdócio neste ano superou as médias dos anos anteriores. O Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA) do Rio de Janeiro recebeu 60 jovens no primeiro encontro, que aconteceu no último domingo, dia 9 de março, no seminário São José. A média anual é entre 40 e 50 jovens. O próximo encontro vai ser realizado no dia 16 de abril.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013) foi um dos motivos decisivos para que os jovens buscassem a vocação sacerdotal.

Os vocacionados são em sua maioria jovens que já sentiam um chamado especial de Deus. No entanto, foi a passagem da Jornada, as palavras do Papa Francisco e o momento que viveram que tornou-se decisivo para que tomassem a decisão, de acordo com o Padre Leandro Lenin, reitor do seminário propedêutico Rainha dos Apóstolos e responsável pelo grupo vocacional arquidiocesano.

“Uma característica marcante dos jovens deste ano é que a vocação brotou desde a adolescência e até na infância. Mas o mais interessante é que o momento decisivo para dar esse aceno de ir à frente aconteceu depois da Jornada Mundial da Juventude”, completou. Os jovens os vários vicariatos que sentirem o desejo de seguir a vocação sacerdotal ainda poderão participar do próximo encontro.

Para discernir a vocação ao sacerdócio, o primeiro passo é uma profunda amizade com Jesus Cristo e uma vida de oração. Depois, é preciso aproximar-se da sua paróquia e deixar crescer o “desejo de doar-se pela causa do evangelho através povo de Deus”. “Vocacionados à santidade todos somos, mas a grande pergunta é como Deus quer que eu viva essa santidade. O caminho vocacional para o sacerdócio pode ser uma resposta”, completou.

O chamado ao sacerdócio é caminho de felicidade para aqueles que são chamados a ele. “Ninguém sente medo quando o assunto se trata de felicidade porque todo mundo quer ser feliz. Responder ao chamado de Deus de perto é de algum modo dar os passos iniciais para chegar à felicidade”, ressaltou.

Encontros

O caminho vocacional conta com encontros mensais com uma programação especial, voltada ao discernimento vocacional, como palestras, partilhas, dinâmicas, convivências, celebrações, orações comunitárias, retiro espiritual e prática de atividades esportivas. “Fazemos passo a passo essa aproximação do jovem com a vida do seminário”, explicou padre Lenin.

De acordo com ele, é importante antes de começar a trilhar o caminho, ser acompanhado por algum padre e tirar suas dúvidas. “A melhor coisa é não calar as suas dúvidas. Permita-se perguntar: o que Deus quer de mim? E tome a iniciativa. Venha buscar ajuda, buscar discernir aquilo que Deus está querendo para a sua vida”, disse.

Foto: Flickr/JMJ Rio2013

Por: Arquidiocese do Rio de Janeiro

Fonte: Jovens conectados

“Rezai por mim”, pede Francisco ao completar um ano de pontificado

Mensagem do Papa, no Twitter, foi publicada, nesta quinta-feira, 13, um ano após a eleição de Francisco como Bispo de Roma

Da Redação

papa_rezai por mim

Nesta quinta-feira, 13, completa-se um ano de pontificado do Papa Francisco. Via Twitter, ele deixou uma mensagem aos fiéis: “Rezai por mim”.

Recorde

Na conta @Pontifex, em nove línguas, os seguidores do Papa somam cerca de 12 milhões e 370 mil. São 5.082.200 em espanhol, 3.773.500 em inglês, 1.575.100 em italiano, 975.600 em português, 248.600 em francês,  224.800 em latim, 195.600 em polonês, 177.500 em alemão e 116.000 em árabe.

O Cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013. O 266º Sucessor de Pedro é o primeiro Pontífice latino-americano, o primeiro não europeu em mais de 1200 anos e o primeiro a escolher “Francisco” como nome de pontificado. Ele sucedeu Bento XVI, que renunciou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.

FONTE: Canção Nova

1ª Semana da Quaresma – Sexta-feira 14/03/2014

Evangelho (Mt 5,20-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de março de 2014

1ª Semana da Quaresma – Quarta-feira 13/03/2014

Evangelho (Mt 7,7-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Visita do Papa será importante para os jovens asiáticos, diz bispo

Visita à Coreia do Sul
 
Francisco visitará a Coreia do Sul nos dias 14 a 18 de agosto deste ano. O Papa participará do Dia da Juventude Asiática

Liliane Borges
Da Redação, com Agência Fides
A visita do Papa será importante para os jovens asiáticos, diz bispo
 
A notícia da visita do Papa Francisco à Coreia do Sul, nos dias 14 a 18 de agosto deste ano, foi acolhida com muita alegria pela Conferência Episcopal do país asiático. Os bispos, que aguardavam a resposta do Vaticano desde o final do ano passado, declararam à Agência Fides que será uma riqueza para todo o continente.
 
“A visita de Francisco é uma visita a todo o continente asiático. Será uma exortação para se  buscar a paz na península coreana e um estímulo para jovens asiáticos e suas aspirações mais profundas”, sublinha nota do episcopado.
 
O Papa irá a Coreia do Sul por ocasião do Dia da Juventude Asiática e para a Beatificação de 124 mártires coreanos.
 
O presidente da Conferência Episcopal, Dom Peter Kang Woo Sun, destaca que a visita será um apelo de conversão especialmente para a juventude. “Jovens asiáticos, levantem-se, resplandeçam a glória dos mártires”, será o tema do encontro.
 
“Todos os jovens que estarão presentes na Coreia do Sul, e agora se espera uma adesão mais numerosa, serão convidados a seguir o exemplo dos mártires e dedicar totalmente a vida ao Senhor”, destaca o comunicado.
 
Os Bispos apontam que a presença de Francisco na Coreia, portanto na Ásia, será um grande sinal de esperança, alegria e paz , e um convite à solidariedade com o próximo.

FONTE: Canção Nova

Divulgadas datas da JMJ 2016 e da pré-jornada das dioceses

Cracóvia - Polônia
 
Os organizadores da JMJ de Cracóvia esperam receber mais de 2 milhões de jovens na última semana de julho
 
Da Redação, com Site Oficial

Cracóvia
Cracóvia, capital polonesa, espera receber mais de 2 milhões de jovens / Foto: Site Oficial da JMJ 2016
 
A Comissão de preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2016 (JMJ),  divulgou a data oficial do evento. Os poloneses receberão em Cracóvia, jovens de todo o mundo nos dias 26 a 31 de julho. Foi definida também a data da “pré-jornada”, que será realizada nos dias 20 a 25 de julho e recebeu o nome de “Jornadas das Dioceses”.
 
O Arcebispo de Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz, havia divulgado anteriormente que a JMJ teria início no dia 25 de julho, porém, as novas datas foram ajustadas com os dias da pré-jornada.
 
Na terça-feira, 26 de julho, será realizada a cerimônia de abertura, o chamado Festival da Juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29 de julho, as catequeses. Na quinta-feira, 28, está prevista a acolhida do Papa, e na sexta-feira à noite, 29 haverá a Via-Sacra.
No Sábado, 30, será realizada a vigília, e no domingo, 31,  a Missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ.
 
A Comissão, por meio do site oficial,  informa que são esperados mais de  2 milhões de jovens. Para as “Jornadas das Dioceses” a expectativa é de 300 mil jovens percorram as 43 dioceses do país.
 
O país sede da Jornada Mundial da Juventude 2016 foi anunciado pelo Papa Francisco no dia 28 de julho de 2013, na Missa de Encerramento da JMJ,  no Rio de Janeiro.

1ª Semana da Quaresma – Quarta-feira 12/03/2014

Evangelho (Lc 11,29-32)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +  segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nini­vitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 11 de março de 2014

MENSAGEM AO PADRE FRANCINALDO MACÁRIO PELO SEU ANIVERSÁRIO


O que dizermos desse dia tão especial para você Padre Francinaldo. Palavras são poucas para decifrarmos o quanto gostamos de você. E neste dia festivo desejamos feliz aniversário, muitos anos de vida, e que todas as oportunidades de se tornar uma pessoa vitoriosa possa ser buscadas pelo senhor. E lembre-se, estaremos sempre do seu lado nos momentos tristes e felizes para o senhor saber que a sua alegria é nossa alegria, e a sua tristeza também é nossa tristeza. Agradecemos a Deus por ele ter colocado o senhor em nossas vidas, e que a cada dia ele possa te abençoar, porque o senhor merece tudo de bom. É como uma frase de Jeocaz Lee-Meddi que diz, ´´Se não guardamos a data de aniversário de quem nos é importante na memória do coração, não vale a pena escrevê-la na agenda``.

Desejamos muitas felicidades, paz, saúde e tudo de bom. FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

GJCC - Grupo de Jovens Caminhando com Cristo