terça-feira, 30 de setembro de 2014

Santo do dia - São jerônimo

São Jerônimo presbítero e doutor da Igreja
São Jerônimo Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Ele nasceu na Dalmácia em 340, e ficou conhecido como escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor da Igreja. É de São Jerônimo a célebre frase: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

Com posse da herança dos pais, foi realizar sua vocação de ardoroso estudioso em Roma. Estando na “Cidade Eterna”, Jerônimo aproveitou para visitar as Catacumbas, onde contemplava as capelas e se esforçava para decifrar os escritos nos túmulos dos mártires. Nessa cidade, ele teve um sonho que foi determinante para sua conversão: neste sonho, ele se apresentava como cristão e era repreendido pelo próprio Cristo por estar faltando com a verdade (pois ainda não havia abraçado as Sagradas Escrituras, mas somente escritos pagãos). No fim da permanência em Roma, ele foi batizado.

Após isso, iniciou os estudos teológicos e decidiu lançar-se numa peregrinação à Terra Santa, mas uma prolongada doença obrigou-o a permanecer em Antioquia. Enfastiado do mundo e desejoso de quietude e penitência, retirou-se para o deserto de Cálcida, com o propósito de seguir na vida eremítica. Ordenado sacerdote em 379, retirou-se para estudar, a fim de responder com a ajuda da literatura às necessidades da época. Tendo estudado as línguas originais para melhor compreender as Escrituras, Jerônimo pôde, a pedido do Papa Dâmaso, traduzir com precisão a Bíblia para o latim (língua oficial da Igreja na época). Esta tradução recebeu o nome de Vulgata. Assim, com alegria, dedicação sem igual e prazer se empenhou para enriquecer a Igreja universal.

Saiu de Roma e foi viver definitivamente em Belém no ano de 386, onde permaneceu como monge penitente e estudioso, continuando as traduções bíblicas, até falecer em 420, aos 30 de setembro com, praticamente, 80 anos de idade. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou o “Dia da Bíblia” no mês do seu aniversário de morte, ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna.

São Jerônimo, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

Terça-feira 30/09/2014

Evangelho(Lc 9,51-56)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Santo do dia - Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel, Rafael Com alegria, comemoramos a festa de três Arcanjos neste dia: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento a devoção a estes amigos, protetores e intercessores que do Céu vêm em nosso socorro pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate. A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.

São Miguel

 O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8)

São Gabriel

 O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.

São Rafael

 Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus. Rafael aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante. “Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).

São Miguel, São Gabriel e São Rafael, rogai por nós!

Fonte: Canção Nova

Segunda-feira 29/09/2014

Evangelho(Jo 1,47-51) 

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. 


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

domingo, 28 de setembro de 2014

Fotos 2º dia da Festa de São Vicente em Poço Verde, Upanema (leilão)
























Fotos: Rafael Carlos

Eleito hino oficial da JMJ Cracóvia 2016; autor é advogado

O hino oficial será apresentado na cidade sede da JMJ, em 28 de outubro deste ano
 
Site oficial da JMJ 2016
(Tradução: André Cunha)
 
O Comitê Organizador da Jornada Mundial da Juventude 2016, junto com o Conselho Pontifício para os Leigos, elegeu a música “Bem-aventurados os misericordiosos”, de Jakub Blychars como hino oficial da JMJ que acontecerá em Cracóvia, na Polônia.
 
Jakub Blecharz é advogado, mas apaixonado pela música. Junto com a esposa e filha fazem parte da comunidade “A Voz no Deserto”, em Cracóvia.
 
O hino oficial será apresentado na cidade sede da JMJ, em 28 de outubro deste ano. A música selecionada é uma das 94 que foram escolhidas pelo Comitê Organizador. “Agradecemos a todos que participaram do concurso”, diz o site oficial do evento – www.krakow2016.com.
 
Fonte: Canção Nova

Vaticano reitera compromisso com a proteção de menores

O documento divulgado no site oficial do Vaticano afirma que esta é uma “prioridade” assumida pela Igreja Católica de forma “inequívoca”
 
Da redação, com Agência Ecclesia
 
A Santa Sé publicou nesta sexta-feira, 26, a resposta às observações feitas por um comitê especializado da ONU sobre a sua política de proteção de menores, reiterando o “compromisso” de respeitar as crianças “em todas as situações”.
 
O documento divulgado no site oficial do Vaticano afirma que esta é uma “prioridade” assumida pela Igreja Católica de forma “inequívoca”.
 
A resposta às observações conclusivas do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança foi enviada ao organismo, com sede em Genebra, Suíça.
 
A Santa Sé “confirma a sua intenção de implementar” a Convenção sobre os Direitos da Criança e os seus protocolos opcionais, “de acordo com a sua própria natureza e missão”, para melhor implementar as obrigações do tratado.
 
O documento lamenta a “confusão” do organismo da ONU sobre a “natureza” legal da Santa Sé e do seu ordenamento jurídico.
 
O Comitê das Nações Unidas é acusado de ter “ignorado importantes distinções” entre a Santa Sé, o Estado da Cidade do Vaticano e a Igreja Católica universal.
 
“Isto levou a uma grave confusão das obrigações legais internacionais da Santa Sé”, lê-se no texto.
 
O documento deixa ainda críticas às observações que o relatório do comitê da ONU fez sobre questões como a homossexualidade, o aborto e a contracepção, sugerindo mesmo que a Igreja Católica altere a sua posição.
 
Fonte: Canção Nova

26º Domingo Comum - Domingo 28/09/2014

Anúncio do Evangelho (Mt 21,28-32)
 
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi.
30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”.
Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
 

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 27 de setembro de 2014

Peregrinação de Nossa Senhora 2014

Ontem (26/09), deu início a peregrinação em preparação para a Festa da Padroeira 2014, onde a peregrinação vai acontecer tanto na cidade, como na zona rural. A primeira comunidade rural, onde também iniciou as peregrinações, foi o P.A. Salgado, em uma bonita celebração feita pelos membros da Renovação Carismática da Paróquia de Upanema. Percebemos naquela comunidade, um povo de fé, que vai até as crianças, sendo elas o futuro da igreja, bem representadas naquela comunidade (crianças).
 
Como o Papa Francisco diz, ´´evangelizar é preciso``, esse é o nosso papel, a 147 anos evangelizando as terras upanemenses.
 





































Fotos: Rafael Carlos