domingo, 31 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DO MÊS MARIANO 2015 NA PARÓQUIA DE UPANEMA


DIA: DOMINGO (31/05)
COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA
LOCAL: IGREJA MATRIZ
HORA: 19 hs

CONSTRUÇÃO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA - P.A. SALGADO

Mais uma Capela está sendo erguida em nossa Paróquia, desta vez é a Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Setor Missionário de Salgado, conhecido popularmente como Salgadinho, graças a união e o esforço dos moradores da referida comunidade, assim aos poucos todos os setores missionários rurais serão contemplados com a edificação de uma igreja de concreto pelo esforço mútuo da Igreja Povo, que se organiza e age!

Texto: Pascom

Fotos:










Fotos: Padre Francinaldo

ENCERRAMENTO DAS NOVENAS DO MÊS MARIANO REALIZADAS NAS VIAS PÚBLICAS URBANA NO SETOR MISSIONÁRIO NORTE

Neste sábado, dia 30 de maio, com uma Missa presidida pelo nosso Pároco Francinaldo Macário aconteceu o encerramento das novenas que estavam sendo realizadas nos setores missionários urbanos, um nova forma de realizar as novenas, que ganhou a simpatia dos fiéis, os quais participaram ativamente do Novenário Mariano que aconteceu nas vias públicas dos Setores Missionários Urbanos: Norte, Sul, Leste e Oeste. Um momento forte, onde a Igreja saiu ao Encontro do Povo, deixando as suas estruturas físicas e adentrando nos lares dos católicos anunciado a Boa Nova de Jesus que foi aceita primeiramente por Nossa Senhora, Mãe de Deus e Nossa, assim a exemplo dela somos chamados a decidirmos em prol do Reino do seu Filho, Jesus Cristo, assumindo a Missão de sermos verdadeiros Discípulos Missionários de Jesus Cristo.
Com a Missa foi encerrado as novenas do Setor Missionário Norte. Desde já agradecemos a todos que participaram e contribuíram de forma direta ou indireta para a realização dessa linda ação missionária. 

Hoje teremos o encerramento do Mês Mariano com a Missa da Coroação de Nossa Senhora, logo mais às 19 horas, na Igreja Matriz.

Fotos:
























Fonte: Pascom

Visitação de Nossa Senhora, a mãe do nosso Salvador

Sabemos que Nossa Senhora foi visitada pelo Arcanjo Gabriel com esta mensagem de amor, com esta proposta de fazer dela a mãe do nosso Salvador. E ela aceitou. E aceitar Jesus é estar aberto a aceitar o outro. O anjo também comunicou a ela que sua parenta – Santa Isabel – já estava grávida. Aí encontramos o testemunho da Santíssima Virgem – no Evangelho de São Lucas no capitulo 1, – quando depois de andar cerca de 100 km ela encontrou-se com Isabel.
Nesta festa, também vamos descobrindo a raiz da nossa devoção a Maria. Ela cantou oMagnificat, glorificando a Deus. Em certa altura ela reconheceu sua pequenez, e a razão pela qual devemos ter essa devoção, que passa de século a século.

Porque olhou para sua pobre serva, por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações.” (Lucas 1,48)

A Palavra de Deus nos convida a proclamarmos bem-aventurada aquela que, por aceitar Jesus, também se abriu à necessidade do outro. É impossível dizer que se ama a Deus, se não se ama o outro. A visitação de Maria a sua prima nos convoca a essa caridade ativa. A essa fé que se opera pelo amor. Amor que o outro tanto precisa.
Quem será que precisa de nós?
Peçamos a Virgem Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que sejamos cada vez mais sensíveis à dor do outro. Mas que a nossa sensibilidade não fique no sentimentalismo, mas se concretize através da caridade.
Virgem Maria, Mãe da visitação, rogai por nós!


Santíssima Trindade - Domingo 31/05/2015

Anúncio do Evangelho (Mt 28,16-20)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 16os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


sábado, 30 de maio de 2015

PROGRAMAÇÃO DO MÊS MARIANO 2015 NA PARÓQUIA DE UPANEMA


DIA: SÁBADO (29/05)
SETOR: NORTE
LOCAL: PRAÇA LUÍZ CÂNDIDO BEZERRA
ENDEREÇO: RUA FRANCISCO BEZERRA
HORA: 19 hs

Comunicado importante

Atenção

Não sei quem está organizando uma festa para o dia de amanhã usando o nome de "Festa de Santa Rita de Cassia" na comunidade do Retiro deste município. Comunico oficialmente que a festa de Santa Rita de Cássia foi no último dia 22. Portanto, esta festa de amanhã não tem nada haver com a padroeira daquela comunidade. O nome está sendo usado indevidamente, a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Upanema não tem nenhuma responsabilidade com este evento.

Pe. Francinaldo Macário.

Pároco.

MÊS MARIANO: NOVENA NAS RESIDÊNCIAS (SETOR NORTE) - 5º DIA

A novena dessa Sexta-Feira (29), foi realizada na residência de Dona Dorinha na Rua Coronel Silvestre Veras. Teve como celebrante, Valnei, e presidente de celebração, Dona Toinha.

Fotos:












Fotos: Rafael Carlos

Reunião sobre as Santas Missões Populares

Na noite dessa Sexta-Feira (29), ocorreu mais um reunião sobre as Santas Missões Populares e seus mobilizadores da Paróquia de Upanema.

Fotos:



Fotos: Ricardo Alexandre e Padre Francinaldo

Papa explica que a verdadeira fé faz milagres, não negócios

Na homilia, Papa falou da força da fé, que é capaz de realizar milagres; ele destacou que é preciso estar atento para não cair em uma religiosidade mercantil

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa_a verdadeira fé faz milagres
Francisco pede que fiéis rezem e estejam atentos para não terem uma fé mercantil e egoísta / Foto: L’Osservatore Romano
A homilia do Papa Francisco, nesta sexta-feira, 29, foi dedicada ao poder da fé. O Santo Padre explicou que a fé autêntica faz milagres; é preciso pedir ajuda a Deus para não cair em uma religiosidade egoísta e mercantil.
O Evangelho do dia apresenta três imagens simbólicas: a figueira que não dá frutos, os negociantes no templo e o homem de fé. A partir dessas imagens, Francisco mencionou três modos de viver.
A figueira representa a esterilidade, ou seja, uma vida estéril, incapaz de dar qualquer coisa. Uma vida que não frutifica, incapaz de fazer o bem”, afirmou o Papa, explicando que ela representa a pessoa que nada faz para ajudar, vive sempre para si mesma.
No fim, essas pessoas se tornam neuróticas, todas elas! Jesus condena a esterilidade espiritual, o egoísmo espiritual. ‘Eu vivo para mim, que a mim nada falte e os outros que se virem!’”.
Negociadores da religião
O outro modo de viver é o daqueles exploradores, dos negociantes no templo. O Papa explicou que esses exploram até mesmo o lugar sagrado de Deus para fazer negócios: trocam moedas, vendem os animais para os sacrifícios, têm até um sindicato para defendê-los. Isso não somente era tolerado, mas permitido pelos sacerdotes do templo. “São aqueles que fazem da religião um negócio”.
Na Bíblia, recordou Francisco, está a história dos filhos de um sacerdote que obrigavam as pessoas a darem ofertas e ganhavam em cima disso, também dos pobres. E Jesus não economiza nas palavras: “A minha casa será chamada casa de oração. Vocês, ao contrário, fizeram dela um covil de ladrões”.
O povo peregrinava ao templo para pedir a bênção do Senhor, fazia um sacrifício: e lá, aquelas pessoas eram exploradas! Os sacerdotes não os ensinavam a rezar, não ministravam catequese… Era um covil de ladrões. Paguem, entrem… Realizavam os rituais vazios, sem piedade. Não sei se nos fará bem pensar se conosco acontece algo do gênero em qualquer lugar. Não sei? Usar as coisas de Deus para o lucro próprio”.
Vida de Fé
O terceiro modo de viver é “a vida de fé”, caminho indicado por Jesus: “’Tenham fé em Deus. Se alguém disser a esta montanha: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no coração, mas crer que o que diz se realiza, assim lhe acontecerá’.
É o estilo de vida da fé. ‘Pai, o que devo fazer para isso?’; ‘Mas peça-o ao Senhor, que te ajude a realizar coisas boas, mas com fé. Somente uma condição: quando vocês rezarem pedindo isso, se vocês tiverem algo contra alguém, perdoem. É a única condição, para que também o vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas’. Este é o terceiro estilo de vida. A fé, a fé para ajudar os demais, para se aproximar de Deus. Esta fé faz milagres”.
O Santo Padre concluiu a homilia com uma oração: “Peçamos hoje ao Senhor que nos ensine este estilo de vida de fé e que nos ajude a não cair jamais – nós, a cada um de nós, e a Igreja – na esterilidade e no mercantilismo”.

Fonte: Canção Nova

8ª Semana Comum - Sábado 30/05/2015

Evangelho (Mc 11,27-33)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 27Jesus e os discípulos foram de novo a Jerusalém. Enquanto Jesus estava andando no Templo, os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os anciãos aproximaram-se dele e perguntaram: 28Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?” 29Jesus respondeu: “Vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, eu vos direi com que autoridade faço isso. 30O batismo de João vinha do céu ou dos homens? Respondei-me”. 31Eles discutiam entre si: “Se respondermos que vinha do céu, ele vai dizer: ‘Por que não acreditastes em João?’ 32Devemos então dizer que vinha dos homens?” Mas eles tinham medo da multidão, porque todos, de fato, tinham João na qualidade de profeta. 33Então eles responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse: “Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas”.



Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 28 de maio de 2015