segunda-feira, 30 de novembro de 2015

PROGRAMAÇÃO DO 3º DIA DA FESTA DA PADROEIRA 2015


DIA 29/11 (Segunda-feira) - 3º Dia
Pastoral do Dízimo
19 hs - Novena - Subtema: ´´Uma igreja, a serviço da missão``
Presidente da Celebração: Pe Heriberto Carneiro (Grossos/RN)
Padrinhos: Luiz Jairo Bezerra de Mendonça e Lúcia Helena Bezerra de Mendonça
Animação: Patú Louvar (Patú/RN)

A oração é a arma mais forte que temos, diz Papa

Em seu discurso, o Papa Francisco destacou três coisas: a superação das dificuldades, a transformação do negativo em positivo e o poder da oração

Monique Coutinho
Da redação
Papa_jovens6
Transmissão CTV
Neste sábado, 28, o Papa Francisco permaneceu em território uganense e, após a celebração da Santa Missa, encontrou-se com os jovens, em Kololo Airstrip, na capital do país.
Alguns jovens o cumprimentaram, direcionaram-lhe palavras de carinho e contaram seus testemunhos. Após toda recepção calorosa, os demais ali presentes ouviram com atenção as palavras do Pontífice, que iniciou seu discurso falando do desânimo que surge diante das experiências negativas. “As experiências negativas nos dão a oportunidade de nos abrirmos a um horizonte.”
Francisco citou o exemplo de uma jovem que relatou a superação da depressão. O Papa disse que essa cura é obra de Jesus, porque Ele é o Senhor e pode tudo. “Isso não é uma mágica, é obra de Jesus.”
Cristo sofreu as experiências mais negativas da história, disse o Papa. Ele foi insultado, flagelado e assassinado, mas, pelo poder de Deus, ressuscitou e, hoje, pode fazer cada um de nós viver essa experiência.

Transformar o negativo em positivo

A vida é como uma pequena semente, para viver tem que morrer, às vezes, fisicamente”, afirmou o Pontífice, acrescentando que todos sabem que há outra vida. “Uma vida para todos. Transformar os negativos em positivos, mas isso só se pode fazer com a graça de Jesus. Vocês estão seguros disso? Estão dispostos a transformar as coisas negativas em positivas? Estão dispostos a transformar o ódio em amor? Estão dispostos a transformar a guerra em paz?”

Pérola da África

Papa recorda aos africanos que, em suas veias, percorrem o sangue dos mártires. “Vocês têm consciência de que são povos de mártires? Nas veias de vocês correm sangue de mártires, por isso vocês têm fé e a vida que tem agora; essa fé e vida tão linda que se chama pérola da África.”
Enquanto falava, o microfone do Santo Padre falhou, e ele usou dessa falha para dizer: “Parece que o microfone não está funcionando bem, mas, às vezes, nós também não funcionamos bem. E quando não funciona bem, a quem temos de pedir ajuda? A Jesus, aquele que pode mudar sua vida.”

Varinha mágica

Segundo Francisco, alguns devem estar se perguntando se Jesus usa alguma varinha mágica para derrubar os muros que estão ao “seu” redor, mas não, basta apenas pedir-Lhe ajuda. “Se vocês querem que Jesus mude a vida de vocês, peçam ajuda para Ele. Isso se chama rezar. Rezem a Ele, porque Ele é o Salvador. Nunca deixem de rezar. A oração é a arma mais forte que nós temos”.
Basta abrir a porta do coração para que o Senhor entre. O Papa pede para que os jovens deixem Jesus entrar, pois, quando Ele adentra, ensina-os a lutar contra todos os problemas, inclusive a depressão e o alcoolismo.
Precisamos pedir ajuda para superar essas situações, porém lutar sempre, lutar contra os desejos, por meio da oração. Estão dispostos a lutar? Estão dispostos a buscar o melhor para vocês? Estão dispostos a pedir para Jesus que os ajude na luta?”, perguntou o Santo Padre.

Rezar a Mãe

O Papa cita Maria Santíssima e afirma que aqueles que são da Igreja nunca serão órfãos. Ele pede que todos rezem a ela. “Quando uma criança cai e faz uma ferida, ela começa a chorar e vai para o colo da mãe. Quando nós temos um problema, o melhor que podemos fazer é ir até a nossa Mãe, é rezar a Maria”, afirma.
Diante desse discurso, o Santo Padre destacou três coisas: a superação das dificuldades, a transformação do negativo em positivo e o poder da oração. Ao concluir, o Pontífice agradeceu a todos e pediu para que lutem contra o mal, sempre usando o poder da oração. Ele concluiu seu discurso com a oração da Ave-Maria.

FONTE: CANÇÃO NOVA

SANTO DO DIA - Santo André Apóstolo, foi discípulo de João Batista

Se expressa no Evangelho como “ponte do Salvador”, porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus

Hoje a Igreja está em festa, pois celebramos a vida de um escolhido do Senhor para pertencer ao número dos Apóstolos.
Santo André nasceu em Betsaida, no tempo de Jesus, e de início foi discípulo de João Batista até que aproximou-se do Cordeiro de Deus e com São João, começou a segui-lo, por isso André é reconhecido pela Liturgia como o “protocleto”, ou seja, o primeiro chamado: “Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre, Pedro conduzes; possamos ao céu chegar, guiados por tuas luzes!”
Santo André se expressa no Evangelho como “ponte do Salvador”, porque é ele que se colocou entre seu irmão Simão Pedro e Jesus; entre o menino do milagre da multiplicação dos pães e Cristo; e, por fim, entre os gentios (gregos) e Jesus Cristo. Conta-nos a Tradição que depois do Batismo no Espírito Santo em Pentecostes, Santo André teria ido pregar o Evangelho na região dos mares Cáspio e Negro.
Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: “Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!”

Santo André Apóstolo, rogai por nós!
FONTE: CANÇÃO NOVA


Segunda-feira 30/11/2015

Evangelho (Mt 4,18-22)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.



Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


1º DIA DA FESTA DA PADROEIRA 2015 - SHOW CULTURAL/RELIGIOSO COM A BANDA DEUS CONOSCO (UPANEMA-RN) -- (28/11)