quinta-feira, 31 de março de 2016

Oitava da Páscoa - Sexta-feira 01/04/2016

Evangelho (Jo 21,1-14)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim:2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu uma roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.



Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

Fotos: Benção do Fogo, Procissão e Vigília Pascal (1º Parte)














































Papa na catequese: Deus é maior que os nossos pecados

Fechando o ciclo de catequeses sobre misericórdia, no Antigo Testamento, Papa destacou que a força do perdão de Deus é maior que o pecado humano


Da Redação, com Rádio Vaticano
papa_catequese
Mais de 30 mil pessoas participaram da catequese com o Papa Francisco, nesta quarta-feira, 30, na Praça de São Pedro. O Santo Padre encerrou o ciclo de reflexões sobre a misericórdia no Antigo Testamento, meditando sobre o Salmo 51.
Trata-se de uma oração penitencial, precedida de uma confissão de culpa, na qual o orante deixa-se purificar pelo amor de Deus que o torna uma nova criatura. A tradição atribui este Salmo ao Rei Davi que, após ter cometido adultério com Betsabé, fazendo com que o marido dela, Urias, fosse morto, é ajudado pelo profeta Natã a reconhecer a sua culpa diante de Deus.
O Salmo começa com palavras de súplicas: “Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor, cancela o meu pecado. Lava-me de toda minha culpa e purifica-me de meu pecado”.
Francisco explicou que, nessa oração, manifesta-se a verdadeira necessidade do homem: a única coisa de que ele realmente precisa na vida é ser perdoado, libertado do mal e das suas consequências. Assim, o Salmo convida a ter os mesmos sentimentos de Davi, reconhecendo a miséria e tendo certeza da misericórdia do Senhor. “Deus é maior que os nossos pecados”, afirmou Francisco, repetindo esta frase inúmeras vezes e convidando a multidão a fazer o mesmo.

Fidelidade do Pai

Deus, que nunca nos abandona, ao perdoar, cancela os nossos pecados, faz de nós novas criaturas”, disse o Papa. A dignidade que o perdão de Deus dá é levantar-se depois de um pecado, explicou o Pontífice, citando o Salmista: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto. Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores”.
O Papa então concluiu: “Todo pecador perdoado é chamado a compartilhar com cada irmão e irmã que encontra este dom, pois todos são, como nós, necessitados da misericórdia de Deus. O perdão purifica o coração e transforma a vida”.


Fonte: Canção Nova

JMJ: Vigília terá ostensório com os traços da Virgem Maria

O ostensório será desenvolvido pela Associação Comunità Regina della Pace,da Polônia


Da redação, com Krakow2016.com

Há oito anos a Associação Comunità Regina della Pace tem cumprido uma missão apostólica de adoração em intenção da paz e reconciliação interpessoal. Segundo a organização, a iniciativa é uma resposta aos inúmeros pedidos de Nossa Senhora e um desejo de implementar o testamento espiritual do “grande campeão da paz”, São João Paulo II.
O objetivo da Associação é promover oração pela paz durante o encontro pessoal com Jesus no Santíssimo Sacramento. Nós rezamos pelo dom da paz no mundo, mas também pela graça de experienciar a paz em nossos corações”, explica Piotr Pajestka, vice-presidente da Associação.
Uma forma concreta da missão se dá através da iniciativa “12 estrelas na coroa de Nossa Senhora, Rainha da Paz”. O projeto visa criar doze centros de oração em lugares afetados por conflitos armados, a falta de compreensão entre as pessoas e as religiões – tanto agora como no passado.
O primeiro centro foi fundado na quarta estação da Via Sacra em Jerusalém.
Atualmente, a adoração perpétua pela paz continua em Belém, Ozerne (Cazaquistão), Medjugorje (Bósnia e Herzegovina), Yamoussoukro (Costa do Marfim), Hwaseong (Coréia), e Dagupan (Filipinas). O próximo local será estabelecido em Ruanda (África), um país que foi palco de um genocídio em 1994.
Nós promovemos o Apostolado da Paz, que é um compromisso de oração diária e adoração pela paz. Dessa forma, nós permanecemos espiritualmente conectados com os lugares do mundo onde a adoração ao Santíssimo Sacramento continua. Estamos criando um cadeia de oração, que envolve o mundo”, explica Piotr Pajestka.
A marca concreta do trabalho da Associação Comunità Regina della Pace são altares para a adoração ao Santíssimo Sacramento com o ostensório fazendo alusão à imagem de Nossa Senhora. Todos são feitos na Polônia, no ateliê do artista Mariusz Drapikowski em Gdańsk.
Durante a Adoração Eucarística no Campus Misericordiae, na Polônia, o Santíssimo Sacramento será exposto em um ostensório desenvolvido pela associação. Ele será acoplado ao altar, que será transferido para Ruanda após o fim da Jornada Mundial da Juventude.


Fonte: Canção Nova

Oitava da Páscoa - Quinta-feira 31/03/2016

Evangelho (Lc 24,35-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.



Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.