segunda-feira, 4 de abril de 2011

I JORNADA PAROQUIAL DA JUVENTUDE DE UPANEMA


I JORNADA PAROQUIAL DA JUVENTUDE DE UPANEMA
A Comunidade Cristã e o Jovem, iluminar e ser o sal da terra

“Eu vos escrevo, jovens, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi filhinhos, porque conheceis o Pai (...). Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, porque a Palavra de Deus permanece em vós” (1 Jo 2,13-14)”
O grande desafio da Igreja do Brasil é “Evangelizar a Juventude”. Vivemos numa época marcada pelo medo que gera insegurança, desrespeito, inversão de valores, angústias existenciais, de modo que esses sentimentos nos paralisam nos inibem de colocar em prática o nosso desejo natural de participação coletiva. Fechamos-nos em nós mesmos, em nossos lugares, em nossos “mundinhos”.
Para quebrar essas correntes que nos paralisam é preciso que tenhamos coragem, coragem como a que Maria teve de aceitar a “vontade de Deus” e de se pôr a caminho. “É tão bonito quando a gente vai à vida nos caminhos onde bate bem mais forte o coração” (Gonzaguinha). Certamente Maria viveu essa experiência e nós, hoje, também somos convidados a deixar que se realize em cada um de nós “a vontade de Deus” assim como Maria o fez.
Para tanto, é preciso acreditar que não estamos sozinhos, Jesus caminha conosco, sua promessa é de estar conosco em todos os momentos da nossa vida, todos os dias (Deus caminha conosco). Não obstante, também outras pessoas, inclusive aquelas que são diferentes de nós e pensam de outra maneira lutam e lutaram para construírem um mundo novo, para construir a vida em comunidade.
Nesse sentido, devemos entender também o que é a comunidade. Por sua vez, a comunidade é antes de tudo o lugar no qual ressoa a voz de Deus que nos chama. Portanto, é necessária que esta se torne a voz mediadora que convida a cada jovem para a vida em Plenitude, haja vista que a comunidade é o instrumento pelo qual Deus nos revela a sua palavra o seu projeto, a sua vontade, e que nos motiva a buscar formas para anunciar, denunciar, libertar, transformar e evangelizar.
Tomados por esse espírito, a Paróquia de Nossa Senhora de Imaculada Conceição de Upanema em comunhão com o Setor Diocesano de Juventude da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, realiza no próximo dia 16 de abril durante o dia todo a I Jornada Paroquial de Juventude. Todos os/as jovens estão convidados/as.
Acreditamos enquanto comunidade paroquial que a nossa prática anuncia o mundo novo que, como comunidade cristã, desejamos e estamos construindo. Queremos com o nosso “protagonismo juvenil” fazer enxergar os olhos que vêem, queremos iluminar as trevas no mundo e ser “O sal da terra”.

O Sal da Terra
(Beto Guedes)

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa,
Vem que tá na hora de arrumar
Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante,
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
pra banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
e quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da...
Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro, tu que és a nave nossa irmã
Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos, tu que és do homem a maçã
 
Vamos precisar de todo mundo,
um mais um é sempre mais que dois
Pra melhor juntar as nossas forças
é só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor .



Por: Júnior Paiva.

2 comentários: