segunda-feira, 16 de junho de 2014

Jovens refletem sobre mensagens do Papa Francisco à juventude

Ser um jovem que faça valer a pena, não um jovem “de dar pena”. Este foi o convite feito pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Adriano Gonçalves, aos jovens da diocese de Lorena (SP) reunidos neste domingo, 15, na Jornada Diocesana da Juventude. O encontro na sede da Comunidade reflete sobre as mensagens do Papa Francisco aos jovens.
 
Depois da adoração eucarística, jovens da diocese acompanharam a pregação do missionário que abordou o discurso do Papa Francisco aos jovens argentinos durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, no ano passado.
 
Adriano questionou como os jovens estão respondendo ao pedido do Papa para que eles façam barulho, apostem em grandes ideais e façam valer a pena. Ele lembrou que há muitos jovens “de dar pena”, perdidos nas drogas e na violência. “Somos chamados a ser jovens de valer a pena e a resgatar esses outros jovens que estão perdidos”.
 
O missionário enfatizou que muitas vezes o “barulho” que os jovens produzem não contagia, pois é fruto de uma fé líquida, sem valores. Ele defendeu a necessidade de uma fé sólida, como pede o Papa, para que ninguém tire dos jovens a esperança e a capacidade de sonhar. “Você pode ter errado, mas a esperança te leva a olhar para o futuro”, afirmou.
 
Adriano recordou ainda que o Papa indicou aos jovens a leitura das Bem-Aventuranças e do capítulo 25 do Evangelho de Mateus, sobre a forma em que o homem será julgado. “Quando o Papa pede pra gente ir às ruas é pra gente fazer o bem a quem está ao nosso lado. Nós não podemos perder a oportunidade de dar Deus às pessoas”.
 
A pregação de Adriano encerrou recordando a exortação do Papa para que os jovens apostem em grandes ideais. “Não deixe de sonhar, de acreditar que o que te espera é um futuro bom. Não perca a esperança. Faça valer a pena a sua juventude”, disse o missionário.
 
Testemunho
 
As palavras tocaram o coração da jovem Jacqueline Kelen da Silva Souza, de 17 anos. Na diocese de Lorena, ela participa do grupo de oração de Maria e avaliou como importante recordar as palavras do Papa à juventude.
 
“Eu achei muito importante porque o que a juventude espera e faz é buscando aquilo que o Papa prega para nós e para a Igreja católica. No meu grupo de oração, pretendo ajudar como eu puder, tanto dentro do grupo quanto fora, as pessoas que precisarem de mim, de um conselho, de uma palavra, eu estou à disposição”.
 
Lucas dos Santos, de 26 anos, também estava presente no encontro. Ele realiza trabalhos com a juventude na Paróquia Cristo Rei, na diocese de Lorena, e defendeu que a juventude precisa dessa orientação ousada e direta, como enfatizou a pregação do missionário, para tocar o coração dos jovens.
 
“Vamos levar essa palavra não só do Papa, mas também o que o Adriano trouxe para nós, pra gente poder levar isso pra paróquia e fazer barulho mesmo, fazer mais movimento, mais encontros”.
 
A Jornada Diocesana segue ao longo de todo o domingo. Os jovens acompanham ainda hoje a pregação do padre Fabrício Andrade e do padre Leandro Carlos. O encontro termina com a Santa Missa às 16h celebrada pelo bispo de Lorena, Dom João Inácio Müller.
 
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário