quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CNBB inaugura monumento dedicado à Padroeira do Brasil


Monumento dedicado à Padroeira do Brasil no jardim da CNBB / Foto: CNBB
Monumento dedicado à Padroeira do Brasil no jardim da CNBB / Foto: CNBB


Monumento foi abençoado pelo arcebispo de Aparecida (SP); outro similar já havia sido inaugurado nos Jardins Vaticanos

Da Redação, com CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) inaugurou, nesta quinta-feira, 27, um monumento em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. A obra de arte, instalada no jardim da sede da CNBB, em Brasília (DF), foi abençoada pelo arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis.

A celebração também reuniu os bispos do Conselho Permanente, colaboradores do secretariado geral da Conferência, representantes do Santuário Nacional de Aparecida e o núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

“Para nós é um momento grato de abençoar e inaugurar essa escultura dedicada a Nossa Senhora Aparecida”, afirmou dom Damasceno, que recordou que o monumento representa o acontecimento do encontro da imagem, em 1717, em sintonia com o Jubileu dos 300 anos promovido pelo Santuário.
“Que bom que esse monumento tão belo em homenagem a Nossa Senhora Aparecida esteja no coração do Brasil e na CNBB, como sinal do nosso amor a Nossa Senhora, a nossa devoção, mas também como sinal da comunhão. E nós nos unimos porque nos sentimos uma grande família que tem como mãe Nossa Senhora Aparecida”, comentou o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, Dom Sergio da Rocha.

Para Dom Sergio, o monumento abençoado nesta quinta-feira é um marco no Ano Nacional Mariano, que vai permanecer além do ano jubilar. “O Ano Mariano quer ser um ano em que nós voltamos o nosso coração para Nossa Senhora, na oração, na reflexão, nas peregrinações, mas depois para continuar com o coração voltado para Ela, para, junto com o dela, seguir Jesus Cristo, participar da igreja”, afirmou.

“O ano Mariano, nos anima a vivenciar ainda mais esse coração filial que traz o amor, a gratidão, a confirmação nessa mãe querida, mas contando com Ela crescer no seguimento de Jesus Cristo e na participação da igreja”, resumiu.
Monumento foi inaugurado no jardim da sede da CNBB em Brasília / Foto: CNBB
Monumento foi inaugurado no jardim da sede da CNBB em Brasília / Foto: CNBB

Monumento

Feito em Aço Corten e Bronze, o monumento tem 6 metros de altura, 3 cm de espessura e pesa 4.110 quilos. A concepção artística é de autoria do artista Cláudio Pastro, falecido dia 19 de outubro, e com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália, e instalação da Lótus Implantação de Projetos. O artista sacro autor da obra foi lembrado pelo Cardeal Damasceno durante a bênção.

A imagem de Nossa Senhora em bronze corresponde à Virgem vestida de sol. Sua razão é apontar o Cristo, com a cruz e a forma do monumento, um triângulo. Abaixo do nicho, o povo brasileiro que tem a Senhora Aparecida como protetora, Padroeira e Rainha de seu país, “aquela que nos aponta o Cristo”, reforçando que o Brasil é uma nação cristã.

Homenagem no Vaticano

No dia 3 de setembro também foi inaugurado nos Jardins do Vaticano, em Roma, um monumento em homenagem à Padroeira do Brasil com a benção do Papa Francisco.

Na ocasião, o Pontífice expressou seu apreço com a devoção a Nossa Senhora Aparecida, mas também ressaltou sua preocupação com o atual momento vivido pelo Brasil, sobretudo com as crianças e os mais necessitados do país. A iniciativa da instalação do monumento partiu do Santuário Nacional, e foi articulada pela arquidiocese de Aparecida e pela Embaixada Brasileira no Vaticano. Em Aparecida, a inauguração aconteceu no dia 8 de outubro, em meio às comemorações da Festa da Padroeira 2016.

Festa sem o Papa

Em visita da Presidência da CNBB ao Papa Francisco, no último dia 20, no Vaticano, o Santo Padre informou que não poderá visitar o Brasil em 2017. A expectativa era que Francisco visitasse o Santuário Nacional de Aparecida durante as comemorações dos 300 anos do encontro da imagem.

“Ele disse que ano que vem não poderá ir a Aparecida porque não há condições pois foram suspensas as visitas dos bispos em 2016 e essas visitas serão acumuladas com as do próximo ano”, explicou o arcebispo de Salvador (BA) e o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário