quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Esporte difunde cultura do encontro e solidariedade, diz Papa


Francisco é aplaudido por membros do grupo de treinamento / Foto: L'Osservatore Romano
Francisco é aplaudido por membros do grupo de treinamento / Foto: L’Osservatore Romano


Santo Padre destacou dom do esporte em audiência com programa de treinamento esportivo para pessoas com deficiências mentais

Da Redação, com Rádio Vaticano
O Papa Francisco recebeu em audiência nesta quinta-feira, 16, uma delegação do Programa Olímpico Internacional Especial, de treinamento esportivo e competições atléticas para jovens e adultos com deficiências mentais. Hoje, mais de 170 países são afiliados ao Programa.

Em breve discurso, o Pontífice mencionou o lema dos atletas que aderem ao Programa: “Que eu possa vencer, mas se não conseguir, que possa tentar com todas as minhas forças”. Inspirado por estas palavras, Francisco enalteceu o esforço de preparação destes atletas, que requer fadigas e sacrifícios, mas faz crescer na paciência e na perseverança, gerando força e coragem para adquirir capacidades.
“Na base de qualquer atividade esportiva, está a alegria: de se movimentar e de estar juntos; a alegria pela vida e os dons que o Criador nos oferece, todo dia. Podemos aprender de vocês a nos alegrar pelas pequenas e simples coisas”, disse o Papa.

A mensagem que o Programa passa é a de um ‘mundo sem exclusões’, encorajou Francisco, pois ‘o esporte difunde a cultura do encontro e da solidariedade, mostrando um mundo no qual todo obstáculo e barreira podem ser superados.

“Vocês são um sinal de esperança para aqueles que querem uma sociedade mais inclusiva. Toda vida é preciosa, toda pessoa é um dom e a inclusão enriquece as comunidades”, concluiu.

A próxima competição internacional neste âmbito serão os Jogos Invernais de Stiria, na Áustria, em março. Assim, estava presente na audiência também o bispo de Graz-Seckau, Dom Wilhelm Krautwaschl.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário