quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Madri está quase pronta para se tornar a capital mundial da juventude

Dentro de poucos dias terá início a Jornada Mundial da Juventude de Madri. Do dia 16 a dia 21 de agosto a cidade espanhola vai se transformar na capital mundial da juventude. Desde julho de 2008, quando Bento XVI anunciou no encerramento da JMJ de Sidney, que Madri seria a sede seguinte da Jornada, a cidade se prepara para esse grande evento.

Já se inscreveram mais de 440.000 jovens de 170 países diferentes. Só do Brasil, são mais de 13 mil inscritos para o evento.
A Jornada Mundial da Juventude encontra-se estruturada em três grandes áreas: as cerimônias principais, o programa cultural e as catequeses. Quase todas as cerimôniais principais serão presididas pelo papa, exceto a missa inaugural de 16 de agosto. No dia 18 celebra-se a chegada do santo padre na área da Praça de Cibeles. No dia seguinte se realizará a Via Sacra da Jornada no Paseo de Recoletos, na qual, cada estação estará representada por uma etapa da Semana Santa espanhola. Finalmente, no fim-de-semana, o aeródromo de Cuatro Vientos será testemunho da celebração, da vigília e da missa de encerramento.
A JMJ torna-se um evento tão importante na vida dos jovens que nove de cada dez peregrinos consideram que as jornadas mudaram ou estão mudando suas vidas e mais de 90% afirma que seu motivo para ir à JMJ Madri é ter uma nova experiência e difundir a mensagem de Jesus Cristo. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Gabinete de Análise Demoscópico (Gad) entre os assinantes da newsletter da Jornada.
Além disso, a sondagem mostra que 88% se inscreveu na JMJ para estar com pessoas que pensam como eles e quase 87% dos jovens, para conhecer outras pessoas. Entre outras razões, também destacam 'contribuir a melhorar a sociedade' (81,7%), 'descobrir o sentido de sua vida' (78,9%) ou 'visitar e conhecer a Espanha' (67,4 %).
Do mesmo modo, os resultados revelam que mais de 60% dos peregrinos esperam da JMJ de Madri que fortaleça seu compromisso com a Igreja e os ajude a converter-se em comunicadores da mensagem da Igreja, e que mais da metade confia que este evento reforçará o compromisso dos jovens com a sociedade e lhes permitirá conhecer gente de todo o mundo.
Foto: site oficial Madri11


Nenhum comentário:

Postar um comentário