quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A CRUZ PEREGRINA E O ÍCONE DE NOSSA SENHORA .

Entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo, a cruz de madeira de 3,8 metros foi construída durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade.
“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”.
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Levaram a cruz ao Centro São Lourenço, que se converteria em sua morada habitual durante os períodos em que ela não estivesse peregrinando pelo mundo. Em 1994 a Cruz começou um compromisso que, desde então, se tornou uma tradição: sua jornada anual pelas dioceses do país sede de cada JMJ internacional, como um meio de preparação espiritual para o grande evento.
Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a Cruz da JMJ: o Ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no ocidente, Santa Maria Maior.
“Hoje eu confio a vocês... o Ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas
Mundiais da Juventude, junto com a Cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o Apóstolo João, ao acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).
Pela primeira vez, os dois símbolos máximos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão peregrinando pelo Brasil. Até a JMJ em 2013 os símbolos passarão por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
No período de 10 a 17 de fevereiro será a vez do Nordeste 2 (RN, PB, PE e AL) receberem os símbolos. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013. 
Fonte: Setor Diocesano de Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário