sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CNBB reafirma posição da Igreja sobre aborto

Em entrevista coletiva, em Brasília, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirmou  a posição da Igreja Católica sobre o aborto. 

Os bispos também falaram sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deu plenos poderes ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A CNBB enviou uma carta pessoal à presidente Dilma Rousseff reafirmando a posição da Igreja sobre o aborto.

O assunto entrou em destaque com a posse da nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, que já manifestou ser a favor do aborto.

O secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, ponderou que a escolha de ministros é responsabilidade do governo e lembrou que a ministra explicou estar defendendo uma posição pessoal e não de governo.

Para ele, a Igreja não defende ideologias e sim a vida. "Nós não entendemos que isso seja uma ideologia, nós entendemos que isso seja o preceito do Evangelho e nós olhamos para a bondade de Deus que teve a delicadeza de também se fazer um de nós, de se fazer também criança.  E por isso que nós, olhando para Jesus, a delicadeza de Deus para conosco, nós sempre vamos defender a vida em todos os sentidos, desde a concepção até seu declínio", afirmou Dom Leonardo.

Os bispos também comentaram a decisão do STF que deu o direito ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar juizes e servidores. 

Para a CNBB, garantir os poderes do CNJ significa uma vitória para o Brasil e principalmente para o judiciário.

"O supremo sinalizou o caminho da justiça. Isso significa que ninguém está isento do estado de direito. E, com isso, o supremo deu uma confiança muito grande aos brasileiros e às brasileiras em torno do futuro", destacou o secretário-geral da CNBB.

Dom Damasceno disse que este pode ser um passo para a decisão favorável sobre a Ficha Limpa. A Igreja participou ativamente do recolhimento de assinaturas para que a lei chegasse ao congresso. 

"Sem dúvida nenhuma é uma forma de aperfeiçoar, digamos assim, o nosso Sistema Eleitoral. Não vou dizer que é a única solução, mas é uma forma de aperfeiçoar o Sistema Eleitoral e termos, cada vez mais, candidatos aos cargos públicos, tanto do legislativo como do executivo, cada vez mais idôneos", ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário