terça-feira, 27 de março de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

SAÚDE DOENÇA NA BÍBLIA


  A doença sempre foi vista como verdadeiro desastre  na vida de qualquer um. No passado, muitas pessoas a tinham como um castigo de Deus por algo errado que o individuo havia cometido. Ou seja, era ele o maior - talvez o único - culpado por estar doente.
  Na Bíblia, a saúde tem muito que ver com a vida que ver com a vida. Por isso é envolvida com o mesmo respeito, quase sagrado com que se tratava da origem da vida. Assim sendo, quando a Bíblia fala em salvação (salus), convém lembrar a origem bem material dessa palavra, a saúde.
  No Antigo Testamento, os profetas quase não mencionavam o problema da saúde do povo. De vez em quando, aparecem rezando por algum doente ou prevem o futuro em que, pelo poder de Deus, os cegos, surdos, coxos e mudos serão curados. a preservação da saúde e a preocupação da doenças aparecem com muita frequência no livro de Jó, que descreve a situação do povo pobre, ferido e moribundo.
  No Novo testamento existia a opinião comum do povo de que as doenças eram causadas por maus espíritos ou demônios. Além disso, eram intercaladas como castigo de Deus pelos pecados. Por isso, o médico era visto com pouca simpatia.
  O que é novo e diferente do Antigo Testamento é que, no Novo, há presença maciça e constante dos doentes na vida de Jesus. além disso, os doentes ocupavam o mesmo lugar dos órfãos, as viúvas, os pobres e os estrangeiros ocupavam na ação dos profetas do Antigo Testamento. Ou seja, Jesus desaprova a ideia de doença como castigo divino.
  Portanto, se nada interessa tanto ao ser humano quanto a sua vida e bem-estar global, e se falta de bem-estar é causada também por fatores que escapavam ao nosso alcance, a pessoa doente não pode ser julgada como a única culpa por sua condição.
Padre Anísio Baldessin
Coord. da Pastoral da Saúde
da Arquidiocese de São Paulo  

Nenhum comentário:

Postar um comentário