quinta-feira, 7 de março de 2013

Estudo do YouCat - Upanema/RN



Estudai o catecismo com paixão e perseverança!

Com esse pedido, Bento XVI convida a juventude do mundo inteiro a estudar o catecismo da igreja católica numa linguagem juvenil (Youcat). Atendendo a esse pedido a paróquia de Upanema está realizando os encontros de estudo com o Youcat. Tivemos três encontros o primeiro foi realizado em praça pública, o segundo na casa de uma jovem e o terceiro foi à apresentação do primeiro cine Youcat. Os encontros são sempre acompanhados de um tema que é fundamentado pelos parágrafos do Youcat e, em seguida, são feitas discussões entre os jovens sobre o tema proposto. A ideia está sendo bem acolhida pela comunidade, principalmente pelos jovens. Segue aqui o depoimento do jovem Railson Honorato que participou do cine e conta como está sendo essa experiência em sua paróquia.
Railson o que você achou da primeira experiência do cine Youcat?

É um modo diferente de evangelizar os jovens, já que a experiência veio através de um veículo de comunicação tão utilizada pelos jovens. Acredito que a experiência tenha sido muito rica para todos. Se não fosse por essa iniciativa provavelmente muitos jovens guardariam seu Youcat sem desfrutar do se conteúdo.

O que você  está achando da iniciativa do estudo com o Youcat?
                                                    
O Youcat está sendo um estudo bastante profundo para nós jovens, é uma oportunidade de estudarmos com profundidade a fé católica, e o estudamos com maior prazer, pois foi um pedido de Bento XVI.


As metodologias dos encontros, principalmente a do cine, são propícias para juventude?
Sim, com certeza, pois nós jovens gostamos muito de novidades e o cine Youcat está sendo uma novidade apesar de que, o estudo através da leitura também é legal, pois nele encontramos uma leitura de linguagem bem simples e estamos tendo a oportunidade de conhecermos outros jovens e trocarmos experiências da vida católica.

Que mensagem ou incentivo você deixaria para os jovens de outras paróquias?
Jovens não percam esta experiência de conhecer melhor a sua religião e aumentar a sua fé através do estudo com o Youcat, pois nele você vai aprofundar melhor as vivências do catecismo católico. Através dos estudos do Youcat adquirimos um contato maior com Deus, passamos a um fé mais consciente, que sabe em que e porque acredita.
 
Fonte: Setor Diocesano de Juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário