As
Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram à imprensa, nesta
quarta-feira, 18, os subsídios da Campanha Missionária 2013, cujo tema é
“Juventude em Missão”. Promovida anualmente, no mês de outubro, a
iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção dos cristãos sobre o seu
compromisso com a missão universal da Igreja.
Participaram
da coletiva, na sede das POM em Brasília (DF), dom Sérgio Arthur
Braschi, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação
Missionária da CNBB, padre Camilo Pauletti, diretor nacional das POM e
padre Estêvão Raschietti, diretor do Centro Cultural Missionário (CCM).
“A Igreja
é por sua natureza missionária. Ela não pode existir se não levar a
todos os povos a Boa Notícia de Cristo”, explicou dom Sergio. “Essa
dimensão é motivada anualmente através da Campanha Missionária que ajuda
as comunidades a intensificarem a sua formação e aprofundar essa
dimensão da vida cristã”. Dom Sérgio recordou que, a reflexão da
Campanha sintoniza com o Congresso Missionário Americano e
Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9), a realizar-se na Venezuela no mês de
novembro de 2013, ano em que se comemora os 170 anos de fundação da
Obra da Infância Missionária (IAM).
Ao falar
do tema da Campanha, “Juventude em Missão”, dom Sergio lembrou que este
está em linha com a Campanha da Fraternidade 2013 e a Jornada Mundial da
Juventude. O lema, “A quem eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b), do profeta
Jeremias, é direcionado ao jovem. “Não é a pessoa que escolhe, mas é uma
chamada de Deus ao jovem profeta e ele então dizia: ‘eu sou muito
jovem, não tenho condições’. São palavras que muitas vezes nós dizemos
diante dum convite. Então vem a resposta de Deus: ‘A quem eu te enviar,
irás’. Por isso é uma Campanha muito importante e entusiasmante por que
vai direto aos corações dos jovens”, disse o bispo, para em seguida
agradecer aos meios de comunicação pelo trabalho de divulgação.
Padre
Camilo Pauletti apresentou os vários subsídios da Campanha Missionária: o
cartaz, a Novena (190 mil exemplares), o DVD (22 mil cópias) com
testemunhos, 8 milhões de folhetos com as orações dos fiéis e 11 milhões
de envelope para as ofertas. Estes já foram enviados às 276 dioceses e
prelazias do Brasil. O material pode ser baixado do site das POM (www.pom.org.br).
“O cartaz
apresenta o globo e jovens a caminho. A missão nunca olha só ao redor
da gente, mas para o mundo. Por isso, no Evangelho Jesus envia a todas
as nações”, disse padre Camilo. “Fazemos os subsídios com destaque para
os testemunhos que nos últimos anos tiveram maior recepção. É também uma
forma de motivar para a consciência missionária que é o objetivo da
Campanha, informar, promover, animar a nossa Igreja para que seja cada
vez mais missionária”.
O DVD e o
livrinho da Novena destacam o testemunho de jovens missionários em
várias situações, no Brasil e além-fronteiras. “As páginas centrais do
livrinho trazem a Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das
Missões, o penúltimo domingo de outubro (este ano dias 20). É uma
oportunidade para os cristãos, de forma concreta, fazerem a sua oferta
através do envelope, além de rezar e estar em sintonia com os
missionários no mundo”, reforçou padre Camilo.
Padre
Estêvão Raschietti, por sua vez, destacou o sentido da Campanha
Missionária para a Igreja. “A palavra Missão abarca toda a ação da
Igreja. Os batizados são missionários pelo próprio batismo. Isso faz
parte da vocação cristã”, defendeu padre Estêvão. Na sequência, chamou a
atenção para três aspectos da missão. “Existe uma missão que é mais
difícil das demais, onde a Igreja não está presente e não é bem vinda.
Essa é a missão ad gentes, e como diz João Paulo II deve servir
de inspiração e modelo para todas as outras ações na Igreja”. O segundo
aspecto é que, “a missão não começa e acaba na própria paróquia ou na
diocese, mas tem uma responsabilidade universal, com todos os povos. A
colaboração com projetos missionários faz parte da essência da Igreja
que é católica (universal)”. O terceiro aspecto que o Mês Missionário
quer evidenciar é que, “a missão requer uma consagração, ou seja, um
compromisso por toda a vida. Somos convidados a prestar atenção naqueles
missionários e missionárias que se consagram para a missão difícil e
além-fronteiras. Eis porque se faz uma Campanha Missionária”, concluiu.
Para
dinamizar a Campanha, as POM contam com a colaboração dos Conselhos
Missionários Diocesanos e Regionais, lideranças e organismos afins. A
coleta é enviada ao Fundo Universal de Solidariedade para apoiar
projetos em todo o mundo.
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