sábado, 24 de maio de 2014

A saúde do cristão se vê com a alegria, diz Papa

Santo Padre concentrou-se em três palavras-chaves enfatizadas por Jesus – paz, amor e alegria – e reiterou que não há cristão sem alegria

Da Redação, com Rádio Vaticano
papa_alegria cristão
É impossível um cristão triste, reiterou o Papa / Foto: L’Osservatore Romano/Rádio Vaticano
 
A alegria é o segredo do cristão, mesmo nas dores e nas tribulações. Na Missa desta quinta-feira, 22, na Casa Santa Marta, Papa Francisco concentrou-se na necessidade de alegria, destacando que é impossível um cristão ser triste, e que é o Espírito Santo quem nos ensina a amar e nos enche de alegria.
 
Francisco recordou que, antes de ir para o Céu, Jesus falou de muitos coisas, mas sempre se concentrou em três palavras-chaves: paz, amor e alegria. Sobre a paz, Ele diz que é algo definitivo, diferente do que é oferecido pelo mundo. Sobre o amor, Cristo enfatizava que o mandamento era amar Deus e o próximo.
 
“A vocação cristã é isso: permanecer no amor de Deus, isto é, respirar e viver desse oxigênio, desse ar. Com isso, Ele fecha a profundidade do Seu discurso sobre o amor e vai adiante”.
 
O sinal de que se permanece no amor de Jesus é a proteção dos mandamentos. Não é só segui-los, explicou o Papa, pois, segundo ele, o amor nos leva a cumprir esses mandamentos naturalmente, de forma que se pode dizer que a raiz do amor floresce neles. A partir disso, Francisco concentrou-se também na necessidade de alegria.
 
“A alegria é como um sinal do cristão. Um cristão sem alegria ou não é cristão ou está doente. (…) Uma vez, disse que há cristãos com cara de pimenta com vinagre… Sempre com o rosto assim! Também a alma é assim, e isso é ruim! Esses não são cristãos.”
 
Francisco destacou ainda que é essa alegria do cristão que protege a paz e o amor. E quem dá essa alegria é o Espírito Santo, embora Ele seja o grande esquecido na vida das pessoas. “Eu gostaria de perguntar a vocês, mas não o farei, hein: quantos de vocês rezam ao Espírito Santo? Não levantem a mão… É o grande esquecido! (…) O Senhor nos dê essa graça de proteger sempre o Espírito Santo em nós, aquele Espírito que nos ensina a amar, enche-nos de alegria e nos dá a paz”.
 
Fonte: Canção Nova
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário