quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Papa convida jovens para reunião pré-sinodal

Reunião visa preparar Sínodo dos Jovens que será em 2018; Papa convida jovens católicos ou não para participar

Da Redação, com Rádio Vaticano

O Papa Francisco lançou um convite a jovens do mundo inteiro nesta quarta-feira, 4, após a catequese. Ele anunciou que a Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos convocou uma reunião pré-sinodal de 19 a 24 de março de 2018 à qual estão convidados jovens de diferentes partes do mundo: jovens católicos e jovens de diversas confissões cristãs e de outras religiões; também jovens não crentes.

“Esta iniciativa se insere no caminho de preparação para a próxima Assembléia Geral do Sínodo dos Bispos, que será sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’ em outubro de 2018. Com tal caminho, a Igreja quer colocar-se à escuta da voz, da sensibilidade, da fé e também das dúvidas e críticas dos jovens. Por isso, as conclusões da Reunião de março serão transmitidas aos Padres Sinodais”, disse o Papa.

Em uma nota divulgada hoje, a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos afirma que esta iniciativa permitirá aos jovens exprimir suas expectativas e desejos, bem como suas incertezas e preocupações nas complexas situações do mundo de hoje.

A Reunião pré-sinodal – afirma ainda a nota – contribuirá para enriquecer a fase de consulta já iniciada com a publicação do “Documento Preparatório” e o relativo “Questionário”. Também foi criado um site para essa assembleia sinodal; essa página na internet contém um Questionário para os jovens e informações do Seminário Internacional sobre a situação do mundo juvenil, realizado no último mês de setembro.

O fruto dos trabalhos da Reunião será oferecido aos Padre Sinodais, junto com outra documentação, para favorecer a sua reflexão e aprofundamento.

A data do encontro foi escolhida para permitir a participação de todos, na conclusão dos trabalhos, na celebração Eucarística do Domingo de Ramos com o Santo Padre na Praça São Pedro, por ocasião do 23º Dia Mundial da Juventude de 2018. A data terá como tema: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus”.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário