Cidade do Vaticano, 04 jul (RV) - A sede nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília, acolheu nos últimos dias 29 e 30 de junho, o encontro dos responsáveis pela juventude, dos 17 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
O encontro contou com a participação de 20 pessoas, entre elas o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro; os assessores da Comissão, Padre Carlos Sávio e Padre Antônio Ramos do Prado, entre outros.
O andamento dos preparativos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ-2011) que se realizará em Madri, Espanha, no próximo mês de agosto, foi o destaque da reunião. Além disso, discutiu-se também sobre “O que é uma Jornada Mundial da Juventude” e “Jornada Diocesana”.
Dom Eduardo Pinheiro frisou a importância da Igreja no Brasil criar a cultura da vivência da Jornada e explorou o conteúdo do Documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”. Outro ponto discutido foi a elaboração de pistas para a criação do Setor Juventude nos Regionais e dioceses e criação de projetos como o “Bote Fé”. Trata-se de um dia de Vigília e Oração que acontecerá em São Paulo (SP), no dia 18 de setembro e reunirá todas as expressões juvenis da Igreja no Brasil.
Faltando pouco mais de 40 dias para a Jornada Mundial da Juventude, o Brasil conta com 13 mil jovens inscritos. Já se sabe também que há 61 bispos, 56 padres (da Comissão para a Juventude) que estarão no Encontro Mundial da Juventude com o papa. A delegação oficial da CNBB tem cerca de 500 inscritos.
O Brasil é candidato a sediar a Jornada Mundial da Juventude após Madri, um sonho que está sendo construído pela nossa Igreja e por nossa juventude. O que aconteceria se no dia 21 de agosto o Papa anunciasse que a próxima Jornada seria no Brasil? Quem nos responde é o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário