quinta-feira, 13 de outubro de 2011

JMJ deu a Madri ganho de mais de 215 milhões de dólares

A capital espanhola foi a mais beneficiada depois da celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madri 2011, que obteve um benefício econômico de mais de 200 milhões de dólares.

A Confederação de Empresários de Madri estimou o benefício econômico obtido depois da visita do Papa Bento XVI a Madrid em 216 milhões de dólares (160 milhões de euros).

Por sua parte, a Comunidade de Madri estimou que a JMJ gerou um incremento de 199 milhões de dólares (148 milhões de euros) no Produto Interno Bruto da região.

A contribuição que a JMJ realizou à capital da Espanha também foi reconhecida pelo Consistório madrilenho, que distinguiu a cidade capital com o Prêmio de Turismo da Cidade de Madri por sua contribuição à projeção internacional de Madri, e a nomeou Patrimônio Nacional.

Ao receber o prêmio, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, disse que "a acolhida de Madri foi fundamental para o êxito da Jornada. A amabilidade e simpatia com que foram acolhidos os peregrinos mostram o reflexo humano da cidade, que é o que mais surpreendeu os assistentes à JMJ".

Crescimento em todos os níveis

Depois da JMJ a cidade de Madrid experimentou um crescimento histórico das visitas de estrangeiros de 42 por cento em relação ao mesmo dado de agosto de 2010, conforme a Pesquisa de Movimentos Turísticos em Fronteiras, do Ministério de Indústria Comércio e Turismo.

A Confederação de Comércio de Madri assegurou que este fato permitiu dar uma imagem de Madri como cidade "acolhedora e capaz de fazer grandes eventos".

A valoração que os peregrinos realizaram da capital espanhola é muito positiva. Uma pesquisa realizada pelo centro de pesquisa espanhol GAD3 revela que o índice de satisfação sobre a cidade é altíssimo. 80,3% de pesquisados assinalou que gostaram “muito” ou “bastante” das ruas e monumentos de Madri. 75,8% deles manifestou que recomendará a viagem à Espanha a outras pessoas, e 47,6% de pesquisados assegurou que este evento melhorou a imagem que tinham do país.

A JMJ Madri 2011 também se destacou pelo impacto midiático alcançado. A televisão foi o meio preferido para acompanhar o evento; mais de 12 milhões de pessoas viram os especiais das cadeias espanholas só entre a quinta-feira e o domingo 21 de agosto, último dia da Jornada.

Em quase uma semana, perto de 5 mil jornalistas creditados para a ocasião divulgaram os eventos da JMJ.

Foto: Ana Belart/ madrid11

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