quarta-feira, 11 de julho de 2012

Igreja se despede de dom Eugênio de Araújo Sales

É com pesar que o Regional Leste 1 da CNBB noticia o falecimento do arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio, Cardeal dom Eugênio de Araújo Sales, na noite de segunda-feira, 9 de julho de 2012. Aos 91 anos, dom Eugênio faleceu em casa, no Rio de Janeiro.

Seu lema, fundamentado na Carta de São Paulo aos Coríntios, era: “Impendam et Superimpendar” (2Cor 12,15: “De mui boa vontade darei o que é meu, e me darei a mim mesmo pelas vossas almas, ainda que, amando-vos mais, seja menos amado por vós”). Era o mais antigo cardeal da Igreja Católica.
O corpo de dom Eugênio chegará na Catedral de São Sebastião às 12h desta terça-feira, dia 10 de julho, onde, segundo informações postadas no facebook e no twitter do Arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta,  acontecerá o velório do cardeal, com missas de duas em duas horas.
O sepultamento será na própria Catedral, no final da tarde de quarta-feira, 11 de julho.

Trajetória eclesiástica
Em 1936, quando era Bispo de Natal Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, Eugenio ingressa no Seminário Menor de São Pedro. Após o Curso de Humanidades, foi enviado ao Seminário Maior da Prainha em Fortaleza. Lá permaneceu de 1937 a 1943.
Sua ordenação diaconal ocorreu no dia 16 de março de 1943. Na manhã do dia 21 de novembro do mesmo ano foi ordenado sacerdote por Dom Marcolino na antiga Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, em Natal e celebrou a primeira missa por ocasião da festa da padroeira com a homilia proferida por Monsenhor Paulo Herôncio.
No início do seu ministério sacerdotal recebeu a nomeação para Coadjutor da Paróquia de Nova Cruz e Capelão do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Em 1944, transferido para Natal, foi designado Capelão do Colégio Marista, Diretor Espiritual e Professor do Seminário São Pedro.
Já quase no final da vida de dom Marcolino, “venerado Arcebispo e Pastor marcante dos principais anos do sacerdócio do Pe. Eugenio” – nas palavras do monsenhor Raimundo Menezes Brasil -, o Papa Pio XII o elegeu Bispo Titular de Tibica e Auxiliar de Natal.Sua sagração ocorreu a 15 de agosto de 1954 na Igreja Matriz do Alecrim, em Natal. O arcebispo do Maranhão, dom José de Medeiros Delgado foi o sagrante; consagrantes, os Bispos de Mossoró e Caicó, dom Eliseu Simões Mendes e dom José Adelino Dantas.
Em virtude da saúde frágil do Arcebispo, dom Eugênio Sales é nomeado Administrador Apostólico “sede plena” de Natal em 6 de janeiro de 1962; função exercida até 1964. Neste ano é também nomeado Administrador Apostólico “sede plena” da Arquidiocese de Salvador. Às 15h do dia 30 de agosto tomou posse no Palácio da Sé. Até a posse de seu sucessor em Natal, permanece no governo das duas dioceses.
No dia 29 de outubro de 1968, foi nomeado pelo Papa Paulo VI como arcebispo de Salvador.
Datada de 28 de março de 1969 é carta na qual o Papa Paulo VI comunica oficialmente a escolha de dom Eugênio Sales para o Colégio Cardinalício. Durante o Consistório realizado entre os dias 28 de abril e 01 de maio do respectivo ano, é criado Cardeal.
No dia 13 de março de 1971 foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro por Sua Santidade o Papa Paulo VI.
Em 22 de setembro de 2001, passa o governo da Arquidiocese do Rio a dom Eusébio Oscar Scheid.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário