quarta-feira, 25 de julho de 2012

Uma Igreja Viva, Jovem e Comunicadora

Com o tema “Identidade e Missão”  a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB promoveu entre os dias 19 e 22 de julho o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (PASCOM). A necessidade de levar a mensagem do Evangelho nesta nova cultura gerada pelos Meios de Comunicação Social foi a razão que reuniu no encontro mais de 600 participantes entre eles Bispos, Padres, Diáconos, Religiosos, agentes de pastoral e profissionais da área de comunicação.
Por meio de videoconferência, falou aos participantes do evento diretamente de Roma o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé, O Cardeal Dom Cláudio Maria Celli que nos recordou que “é preciso coerência entre o anúncio da Verdade e o testemunho cristão. Para realizarmos uma comunicação eficaz, é preciso considerar um estilo de vida pessoal e institucional. Neste contexto, a Igreja deve anunciar a esperança. Deve comunicar o mistério do amor de Deus ao homem de hoje”, concluiu o Cardeal.
Ao passar pelo local do evento, era possível perceber a presença forte dos jovens que atentos às conferências e debates mostraram o quanto desejam fazer de toda a rede um lugar e não apenas um meio para tornar conhecido o Nome e Rosto de Jesus de Nazaré. Para o Projeto Catecismo Jovem essa atitude do jovem brasileiro em querer aperfeiçoar-se no ambiente da comunicação é uma das bonitas respostas que se pode dar também ao que o Santo Padre tão bem nos diz no Prefácio do YOUCAT:  ”Formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet!” (Bento XVI).
Durante o encontro nossa Equipe pode apresentar o Projeto aos participantes para que conhecessem mais de perto a riqueza do YOUCAT nesse movimento rumo à JMJ – Rio 2013. Dentre os Bispos presentes tivemos a alegria de conversar com Dom Antônio Wagner,  Bispo de Guarapuava-PR que entusiasmado nos partilhou que não só abraça o pedido do Santo Padre, mas busca  sobtretudo realizá-lo em sua Diocese, animando todos os jovens a terem um exemplar do YOUCAT.
Essa é a Igreja, sempre viva, jovem e comunicadora que busca a cada dia alargar suas fronteiras. Uma Igreja que atende o desejo do Seu Pastor: “Quero concluir esta mensagem dirigindo-me especialmente aos jovens católicos, para os exortar a levarem para o mundo digital o testemunho da sua fé. Caríssimos, senti-vos comprometidos a introduzir na cultura deste novo ambiente comunicador e informativo os valores sobre os quais assenta a vossa vida” (Bento XVI, janeiro de 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário