quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Vaticano determina prisão de ex-arcebispo acusado de pedofilia

A prisão do ex-arcebispo Jozef Wesolowski seguiu a vontade expressa do Papa, segundo comunicado da Santa Sé
 
Da redação, com News.va
Jozef-Wesolowski, acusado de pedofilia / Foto: Arquivo
Jozef-Wesolowski, acusado de pedofilia / Foto: Arquivo
 
O Vaticano determinou a prisão domiciliar do ex-arcebispo, Jozef Wesolowski, nesta terça-feira, 23, a pedido do Papa Francisco. Wesolowski é acusado pelo crime de abuso sexual contra crianças na República Dominicana, onde exercia a função de Núncio Apostólico.
 
“A iniciativa tomada pelos órgãos judiciais do Estado segue a vontade expressa do Papa, para que um caso tão sério e delicado seja abordado, sem demora, com a justiça e o rigor necessários, com assunção plena de responsabilidade das instituições que fazem parte da Santa Sé”, informou o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, por meio de comunicado.
 
Ainda segundo o texto, a gravidade das acusações levou o investigador do Vaticano a uma medida restritiva que, à luz da situação de saúde do acusado – como evidenciado por documentação médica, junto a suas limitações relacionadas – consistiu na prisão domiciliar, nas dependências da Cidade do Vaticano.
 
O ex-arcebispo foi excluído, pela Congregação para a Doutrina da Fé, ainda neste ano, do estado clerical e reduzido ao estado de leigo.
 
Wesolowski, de 66 anos, foi Núncio Apostólico na República Dominicana entre 2008 e 2013. Ele foi chamado de volta a Roma pelo Papa Francisco em agosto do ano passado, quando surgiram as primeiras denúncias. No Vaticano, foi submetido ao primeiro julgamento canônico e, em seguida, ao julgamento criminal.
 
Fonte: Canção Nova
 
Nota do Blog: Mostrando mais uma vez que a Igreja é totalmente contra e abomina esse tipo de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário