quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CNBB participa de mobilização católica pelo clima

Uma iniciativa mundial em favor da renovação da relação das atuais e futuras gerações com o planeta, a “casa comum”

Da redação, com CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, no mês de setembro, apoio à Petição Católica pelo Clima, uma iniciativa mundial em favor da renovação da relação das atuais e futuras gerações com o planeta, a “casa comum”.
A petição é organizada pelo Movimento Católico Global pelo Clima, uma coalizão internacional, “constituída por leigos e leigas, religiosos e religiosas, clérigos, teólogos, cientistas e ativistas, pessoas de diferentes continentes e estilos de vida, unidos pela fé católica”, que pretendem colaborar com o movimento de renovação das relações do ser humano com a criação e consigo mesmo. A inspiração está no conceito de Ecologia Integral abordado na encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, e tem o objetivo de motivar o debate sobre as mudanças climáticas.
Em carta, a Conferência recorda seu engajamento histórico “na luta em defesa dos mais pobres”. A CNBB “exorta as pessoas católicas e todas as de boa vontade a assinarem esta importante petição, pensando no cuidado e proteção da natureza, presente de Deus à humanidade”, diz o texto.
Pedidos
Três itens compõem a Petição Católica pelo Clima, que será entregue aos líderes mundiais que estarão reunidos, em Paris, na França, para a 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP21). O primeiro refere-se à inclusão da dimensão ética e moral no debate sobre o clima. O segundo ponto pede a redução drástica das emissões de carbono na natureza. Por fim, o movimento recomenda a ajuda aos países pobres no enfrentamento dos impactos causados pelas mudanças climáticas.
Caritas
A petição foi apresentada ao papa Francisco pelo arcebispo de Manila, nas Filipinas, e presidente da Caritas Internacionalis, cardeal Luis Antonio Tagle, em janeiro deste ano, por ocasião da visita papal ao país.
Para saber mais e participar da iniciativa, acesse o site http://catholicclimatemovement.global/pt/

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário