domingo, 3 de junho de 2012

#Santíssima Trindade

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. É assim que a comunidade católica se reúne, expressando o mistério central de nossa fé. Cremos num Deus em três pessoas. O próprio Jesus dá testemunho desse Deus trinitário. No Evangelho de João ele expressa a unidade com o Pai, “ Eu e o Pai somos um”(Jo 10,30). E Depois de subir aos céus nos envia o Espírito Santo.
O Pai, o Filho e o Espírito são três pessoas distintas entre si, porém inseparáveis na única substância. O Pai gera o Filho, o Filho é gerado pelo Pai, e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Formam uma comunhão perfeita, agem unidos, e nesse agir cada um está presente no modo que lhe é próprio.
A igreja deve ser sinal do amor que une as três pessoas divinas. Diz Santo Agostinho: “Onde o existe amor existe a Trindade: um que ama, um que é amado e uma fonte de amor”. Poderíamos  dizer que a festa da Santíssima Trindade é a festa do amor. A pura razão não pode explicar esse mistério insondável. Mas podemos experimentá-lo, quanto mais amamos e vivemos em comunhão, mais nos aproximamos da divina comunhão de amor entre o Pai, o Filho e o Santo espírito.  [35, 36]

Nenhum comentário:

Postar um comentário