sábado, 18 de agosto de 2012

O YOUCAT - presente há 1 ano no mundo dos jovens!



Youcat
A juventude católica está em festa celebrando 1 ano em que foi presenteada pelo Santo Padre com o YOUCAT. Exatamente há um ano muitos de nós recebíamos em nossas mochilas – no kit peregrino da JMJ em Madrid – um livro cativante. Com ele a Igreja começava a trilhar um novo e bonito caminho para alcançar o “mundo dos jovens” em todos os sentidos.

O jovem em si mesmo gosta de tudo o que de certa maneira se aproxima do seu mundo. Quando falamos dessa proximidade, logo nos perguntamos: - E qual é o mundo do jovem hoje? Dentre tantos lugares, podemos dizer que hoje um universo em especial é o das redes e mídias sociais. A Igreja tem nos ensinado que a internet não é simplesmente um meio para falar sobre a fé, mas, sobretudo um lugar para comunicá-la. E um jeito bonito que ela encontrou para fazer isso foi nos presenteando com o YOUCAT porque ele traz algumas características bem jovens e próprias do universo cibernético como: a sua estrutura de perguntas e respostas, o uso de imagens, pequenas reflexões e os textos complementares.
O maior legado que uma Jornada Mundial da Juventude pode nos deixar é o desejo de tornar o nome e o Rosto de Jesus de Nazaré mais amado e conhecido. O YOUCAT que nos foi dado na última JMJ veio para dar força a esse legado. Tenho percebido que desde que fomos presenteados, a cada contato que os jovens têm com esse Catecismo se cumpre o que o Santo Padre nos diz no prefácio, de “que este livro é cativante, porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós”. Porque nos cativou queremos que ele seja conhecido e usado por outros.
Aqui me recordo da conversa de Jesus com aquela jovem samaritana. Que maravilha, aquele encontro de Amor. Dele nasceu um propósito, uma missão. Aconteceu ali o abraço da tarefa com o dom ofertado. “Vinde ver um homem que me disse quem eu sou. Seria Ele o Cristo?” (Jo 4, 29). Como aquela jovem, os jovens de hoje depois que conhecem o YOUCAT se sentem motivados a sair de si e ir ao encontro de outros, lhes convidando a conhecerem Àquele que é capaz de apaziguar a nossa sede: Jesus de Nazaré! E o canal desse convite tem sido inegavelmente as redes e mídias sociais, como o próprio Santo Padre nos sugeriu.
Neste sentido é fascinante a resposta frutuosa que tem sido dada por nossos jovens. Realmente, o desejo do Santo Padre de partilhamos na internet tem sido cada vez mais crescente em nosso meio. Por meio dela cada um tem buscado participar e se envolver. Essa resposta tem se tornado de fato uma rede de interação e diálogo sobre a nossa fé. E o bonito é perceber que essa semeadura no campo virtual, não tem sido infértil, ao contrário, posso atestar que realmente os frutos gerados têm sido a formação de grupos de estudo em paróquias, comunidades, escolas, universidades, nos diversos ambientes e segmentos jovens, revelando desta forma que realmente os “jovens não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber o que é realmente a vida”, como concluiu o nosso Papa Bento XVI.
Por Jerônimo Laurício


Uma dica para você que ainda não tem seu YOUCAT: Corre no facebook, vai na fan page dos "Padres E Irmãos Paulinos", curtam a página, que em breve eles irão sortear 1 YOUCAT por semana, é isso mesmo, não percam essa oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário