A data, que antecede o dia de finados, comemora todos os santos que foram ou não canonizados oficialmente
Da redação, com CNBB
Golden Catholic mosaic panel
A celebração de todos os santos remete ao século IV quando se fazia festa com essa intenção no primeiro domingo depois de Pentecostes. Somente no ano de 835, Papa Gregório IV passou para a data que perdura até os dias atuais. Portanto, o primeiro dia de novembro é marcado com a solenidade, pelos católicos, há mais mil anos.
Séculos de celebração
Há testemunhos de grande antiguidade, como o de São Cipriano de Cartago, do século III, sobre a comemoração e a importância, já naquele século, de celebrar a memória dos santos. “Lembremo-nos uns aos outros em concórdia e unanimidade. Que em ambos os lados [isto é, o lado da vida e da morte] sempre oremos uns pelos outros. Vamos aliviar o fardo e as aflições por amor recíproco, que se um de nós, com a rapidez da condescendência divina, for primeiro, o nosso amor possa continuar na presença do Senhor, e as nossas orações por nossos irmãos e irmãs não cessam com a presença da misericórdia do Pai”, afirmou São Cipriano de Cartago, na Epístola 56.
São João Paulo II /Foto: Arquivo CN
“Como chave de toda esta rica temática, porém, está a alegria, como recitamos na Antífona da entrada, ‘alegremo-nos todos no senhor nesta solenidade de todos os santos’; e é uma alegria singela, límpida, corroborante, como a de quem se encontra numa grande família onde sabe que aprofunda as próprias raízes e da qual haure a linfa da própria vitalidade e da sua própria identidade espiritual”, afirmou São João Paulo II.
Santidade

Papa emérito, Bento XVI /Foto: Arquivo CN
“Virtude heroica não significa propriamente que alguém faz coisas grandes por suas forças pessoais, mas que na sua vida aparecem realidades que não foi ele quem fez, porque ele só esteve disponível para deixar que Deus atuasse”, afirmou o Papa Emérito. Papa Francisco, em 2015, afirmou que seguir as “bem-aventuranças” é o mesmo que buscar a santidade.

Papa Francisco /Foto: Arquivo CN
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário