quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Dia de todos os Santos foi comemorado ontem (1) pela Igreja

A data, que antecede o dia de finados, comemora todos os santos que foram ou não canonizados oficialmente

Da redação, com CNBB
Golden Catholic mosaic panel

A Igreja, no mundo inteiro, celebrou nesta quarta-feira, 1º de novembro, todos os santos. A solenidade presente em diversas comunidades de fé como as igrejas ortodoxa, luterana e anglicana, faz memória a todos os batizados que, pelo Batismo, são chamados a viver a santidade.
A celebração de todos os santos remete ao século IV quando se fazia festa com essa intenção no primeiro domingo depois de Pentecostes. Somente no ano de 835, Papa Gregório IV passou para a data que perdura até os dias atuais. Portanto, o primeiro dia de novembro é marcado com a solenidade, pelos católicos, há mais mil anos.

Séculos de celebração

Há testemunhos de grande antiguidade, como o de São Cipriano de Cartago, do século III, sobre a comemoração e a importância, já naquele século, de celebrar a memória dos santos. “Lembremo-nos uns aos outros em concórdia e unanimidade. Que em ambos os lados [isto é, o lado da vida e da morte] sempre oremos uns pelos outros. Vamos aliviar o fardo e as aflições por amor recíproco, que se um de nós, com a rapidez da condescendência divina, for primeiro, o nosso amor possa continuar na presença do Senhor, e as nossas orações por nossos irmãos e irmãs não cessam com a presença da misericórdia do Pai”, afirmou São Cipriano de Cartago, na Epístola 56.

São João Paulo II /Foto: Arquivo CN

São João Paulo II dizia que esta festa é uma das maiores do Ano Litúrgico, e é considerada a mais querida do povo cristão. Em 1º de novembro do terceiro ano do seu pontificado, em 1980, o santo polonês fez memória a temas da liturgia desta solenidade, que são de comunhão dos santos: o destino universal da salvação, a fonte de toda a santidade – Deus —, a esperança certa na futura e indestrutível união com o Senhor, a relação existente entre salvação e sofrimento e a bem-aventurança que qualifica todos os santos — descritas por Jesus no Evangelho segundo Mateus.
“Como chave de toda esta rica temática, porém, está a alegria, como recitamos na Antífona da entrada, ‘alegremo-nos todos no senhor nesta solenidade de todos os santos’; e é uma alegria singela, límpida, corroborante, como a de quem se encontra numa grande família onde sabe que aprofunda as próprias raízes e da qual haure a linfa da própria vitalidade e da sua própria identidade espiritual”, afirmou São João Paulo II.

Santidade

Bento XVI: Meu último dever é encorajar o atual Pontificado
Papa emérito, Bento XVI /Foto: Arquivo CN

Em 2002, o então cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa emérito Bento XVI, explicou o que vem a ser as virtudes heroicas, necessárias para se reconhecer alguém como santo num processo de canonização. “Virtude heroica não quer dizer que o santo seja uma espécie de ‘atleta’ da santidade, que consegue fazer coisas que pessoas normais não conseguiriam fazer. Quer dizer, em vez disso, que na vida de um homem se revela a presença de Deus, e se torna mais patente tudo aquilo que o homem não é capaz de fazer por si mesmo (…)”, disse Bento XVI, em matéria publicada pelo jornal “L’Osservatore Romano”.
“Virtude heroica não significa propriamente que alguém faz coisas grandes por suas forças pessoais, mas que na sua vida aparecem realidades que não foi ele quem fez, porque ele só esteve disponível para deixar que Deus atuasse”, afirmou o Papa Emérito. Papa Francisco, em 2015, afirmou que seguir as “bem-aventuranças” é o mesmo que buscar a santidade.

papa francisco rota romana
Papa Francisco /Foto: Arquivo CN

“Peçamos ao Senhor a graça de ser pessoas simples e humildes, a graça de saber chorar, a graça de ser mansos, a graça de labutar pela justiça e pela paz, mas acima de tudo a graça de nos deixarmos perdoar por Deus, para assim nos tornarmos instrumentos da sua misericórdia. Foi assim que agiram os santos, que nos precederam na Pátria celestial. Eles acompanham-nos na nossa peregrinação terrena, encorajando-nos a ir em frente”, exortou Francisco.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário