sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Projeto IDE é espírito missionário no coração dos jovens, diz Dom Vilson

Programação do IDE proporcionará, durante três anos, atividades missionárias, encontros e cursos à juventude de todo o país

Julia Beck
Da redação
Dom Vilson Basso em entrevista à Canção Nova / Foto: Daniel Mafra – Portal CN

De 2017 a 2020, a Igreja no Brasil coloca em prática o Projeto da Pastoral Juvenil de evangelização. Apresentado pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso, e aprovado pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o projeto tem o título de “IDE” inspirado nas palavras de Jesus – “Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” – e pelo pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída.
“Este ano nós queremos de fato atender ao apelo de Jesus e do Papa Francisco e colocar, no coração da juventude do Brasil, esse espírito missionário de movimento, de levar a alegria, esperança e a boa notícia à juventude de nosso país”, afirmou Dom Vilson.
O programa apresenta cinco grandes linhas: missão, capacitação, estruturas de acompanhamento, ecologia e políticas públicas. De acordo com o presidente da comissão que elaborou o projeto, as três primeiras vertentes foram escolhidas seguindo uma linha de continuidade do projeto Rota 300, que norteou por três anos os jovens de todo o Brasil, sendo a grande novidade as linhas de ecologia e políticas públicas.
“Dentro do espírito do “IDE” e da ecologia inspirada no documento Laudato Sì do Papa Francisco – que pede o cuidado da Casa Comum – (…) nós agora buscamos trabalhar em todo país a ecologia, preservação, consciência dos jovens e as forças organizadas na sociedade, para o cuidado de nossos rios, mananciais, das nascentes, da Casa Comum. Uma juventude sensível às causas ecológicas é o que o Papa Francisco coloca para nós”, contou Dom Vilson.
Sobre as políticas públicas, vertente que também é novidade, Dom Vilson citou o desejo de Francisco em difundir a doutrina social da Igreja, e o principal,  de despertá-la na juventude. “Papa Francisco lançou o Docat, que é a doutrina social da Igreja para a juventude. Ele diz: ‘Eu quero um milhão de jovens vivendo a doutrina social, eu quero uma geração inteira’. Nós do Brasil queremos atender a este chamado do Papa e queremos estar em comunhão com a Igreja no Brasil que em 2019 terá a campanha da fraternidade com o tema políticas públicas”, recordou.
Segundo Dom Vilson, as realidades, somadas ao Evangelho e aos convites frequentes do Papa de atenção à juventude, foram as principais inspirações do projeto. “Nossa inspiração vem do Papa, vem do Evangelho e vem da realidade brasileira. Em cada lugar do país, esses cinco projetos serão vivenciados a partir das necessidades, da realidade e das possibilidades que a juventude organizada tem em nosso amado país”, afirmou.

Aprovação da CNBB

“Foi acolhido eu diria assim com uma alegria, com esperança e com aplauso”, afirmou Dom Vilson sobre a recepção do projeto pelo Conselho Permanente (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que aconteceu no dia 24 de outubro na 94º reunião realizada na CNBB.
“É um projeto simples, concreto e possível. É um projeto que respeita a realidade de cada região, que dá linhas gerais e a concretização depende de cada expressão juvenil e realidade de cada país. Ele não é um projeto já pronto, ele apresenta linhas comuns para todos e oferece a oportunidade de acolhida e adaptação a cada realidade”, dissertou o bispo.
Apresentação do Projeto “IDE” de evangelização juvenil ao Conselho Permanente da CNBB /Foto: CNBB

“IDE” e o Sínodo 2018

De acordo com o bispo, o Sínodo 2018 é uma oportunidade de abertura da Igreja para ouvir o clamor, os sonhos e as reivindicações da juventude. “A Igreja quer ouvir a juventude, a juventude está falando, está se manifestando. Toda a diocese do país está participando do questionário oficial do Sínodo, e milhares de jovens também estão enviando suas respostas ao Sínodo dos Bispos para a Juventude”, contou.
O Sínodo será em outubro do ano que vem e, segundo Dom Vilson, o Brasil terá um representante do país participando desta semana em Roma, onde a Secretaria Especial do Sínodo ouvirá a juventude. “Eles poderão contribuir diretamente na organização e preparação deste Sínodo”, afirmou.
“Que a partir da inspiração de Papa Francisco, saiam orientações, linhas, propostas e inspirações para a Igreja do mundo inteiro, para que ela possa abrir espaços e caminhar com os jovens. É um Kairós, tempo de espera, graça e de muita esperança. Virão coisas bonitas para continuarmos olhando, colhendo, amando e caminhando com a juventude do mundo inteiro”, refletiu Dom Vilson.

Projeto em Ação

Segundo Dom Vilson Bastos várias atividades foram programadas em parceria com as dioceses do país para os próximos três anos, tendo algumas já sido postas em prática neste ano de 2017, como a missão jovem em Manaus e Palmas.
Para este próximo triênio, acontecerá a missão jovem na Diocese de Caxias, no Maranhão, e no ano que vem na diocese de Tocantinópolis, no Tocantis. Está programada também uma Semana Santa na Amazônia – nos arredores de Manaus -, o oferecimento de cursos à distância – sobre ecologia e políticas públicas – pela Rede Século XXI e Jovens Conectados, e presencialmente nas Universidades Salesianas (Unisal), e 4 encontros nacionais, um em Rio Branco, dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro.
A Pastoral para a Juventude oferecerá materiais necessários para o desenvolvimento de atividades em todo território nacional, com programas específicos em cada região. Os jovens interessados em participar das missões do projeto devem realizar a inscrição pelo site Jovens Conectados, para aguardar a convocação para a missão. As missões têm um prazo de duração de 10 dias e as passagens são de responsabilidade do jovem, enquanto o alojamento e as refeições são oferecidas pelas dioceses que receberão os missionários.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário