sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Fiéis serão consultados sobre o Sínodo dos jovens, em 2018

Sínodo que será realizada em 2018 terá como tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional

Rádio Vaticano

Realizou-se nos dias 21 e 22 de novembro , no Vaticano, a segunda reunião do XIV Conselho ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, que foi presidida pelo Papa Francisco.

Participou do encontro na qualidade de membro do Conselho o recém-criado Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília. Também foram convidados a participar os Prefeitos de três dicastério da Cúria, entre eles o Card. João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos da Vida Consagrada.

Na reunião, foi examinado o projeto do Documento preparatório para a XV Assembleia Geral Ordinária, que será realizada em 2018 sobre o tema: Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O documento contém um questionário – o que confirma a intenção do Papa de consultar todos os fiéis previamente. Esta modalidade foi utilizada para o duplo Sínodo de 2014 e 2015 sobre a família.

Os membros do Conselho se reuniram em círculos menores divididos por continente com a finalidade de formular algumas perguntas específicas sobre os jovens nos diferentes contextos geográfico-culturais. Na sequência, as propostas acerca do texto e do questionário foram reunidas e inseridas no Documento-base, que foi aprovado de modo unânime.

Por fim, os membros do Conselho estudaram a revisão do Ordo Synodi Episcoporum. A propósito, o Subsecretário do Sínodo dos Bispos, Fabio Fabene, falou sobre o trabalho que a Secretaria-Geral está realizando com a ajuda de especialistas, em vista da revisão da normativa sinodal, ao qual se seguiu um frutuoso debate.

Concluindo a reunião, o Papa agradeceu aos membros do Conselho e aos outros participantes por sua contribuição e pelo espírito de comunhão fraterna vivido no decorrer do encontro.

Fonte> Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário