quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Próximas JMJs terão temas com foco em Maria

Vaticano divulgou hoje tema das edições do evento nos próximos três anos, rumo à JMJ 2019, no Panamá

Jéssica Marçal
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
Jovens reunidos em Cracóvia na última edição da JMJ / Foto: Site oficial krakow2016
Jovens reunidos em Cracóvia na última edição da JMJ / Foto: Site oficial krakow2016
O Vaticano anunciou nesta terça-feira, 22, os temas das próximas Jornadas Mundias da Juventude que serão realizadas em 2017, 2018 e 2019. Esta última será a edição internacional do evento, no Panamá. Os temas escolhidos pelo Papa Francisco trazem como foco a figura de Maria.
“Grandes coisas fez por mim o Onipotente (Lc 1, 49) será o tema para 2017 (32ª JMJ, âmbito diocesano); “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus (Lc 1, 30) será o tema para 2018 (33ª JMJ, âmbito diocesano) e “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38) será o tema para a edição internacional em 2019, no Panamá (34ª JMJ).

Em comunicado emitido hoje, o órgão Vaticano para os Leigos, a Família e a Vida, responsável pela organização da Jornada, explica que o caminho espiritual indicado pelo Santo Padre prossegue com coerência a reflexão das últimas três JMJs (2014 a 2016), centradas nas Bem Aventuranças.
“Como sabemos, Maria é aquela que todas as gerações chamarão bem aventurada. No discurso preparado para o encontro com os voluntários da JMJ de Cracóvia, Papa Francisco ilustrava as atitudes da Mãe de Jesus, indicando-a como modelo a imitar”, explicou o Vaticano.
Os temas anunciados buscam dar ao itinerário espiritual das próximas jornadas uma forte conotação mariana, retomando, ao mesmo tempo, a imagem de uma juventude em caminho, animada pelas três virtudes teologais: fé, caridade e esperança.
O caminho proposto aos jovens também está em sintonia com o tema escolhido pelo Papa para o próximo Sínodo dos Bispos: “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Sobre a JMJ

A Jornada Mundial da Juventude, conhecida como JMJ, é um evento criado por São João Paulo II, em 1986, que reúne jovens católicos de todo o mundo. Tem o intuito de celebrar a fé em Jesus Cristo e mostrar o rosto jovem da Igreja. A maior reunião de jovens católicos do mundo tem atravessado gerações e fronteiras, e reunindo pessoas dos quatro cantos do planeta.
A última edição do evento foi realizada em julho de 2016 em Cracóvia, na Polônia, com o tema “Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5, 7), em harmonia com o Jubileu da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco para o período de 8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016.
O Brasil foi sede da edição internacional do evento em 2013, ocasião que trouxe o Papa Francisco ao país em sua primeira viagem apostólica depois que foi eleito Papa em março do mesmo.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário