terça-feira, 18 de julho de 2017

Sínodo dos Jovens: termina em 31 de julho envio de questionário pela CNBB

Questionário será enviado ao Vaticano para colaborar na preparação do Sínodo dos Bispos sobre a juventude em 2018

Da Redação, com CNBB

Termina no próximo dia 31 de julho o prazo para o envio, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé sobre o Sínodo dos Bispos para a juventude, que será em 2018 com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. As respostas dos jovens podem ser enviadas pelo e-mail synodus@cnbb.org.br.
Para o bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Vilsom Basso, é um tempo de graça, um kairós para toda a juventude, para toda a Igreja, um Sínodo dos Bispos sobre juventude.

A fase de consulta foi aberta após a publicação do documento preparatório, em janeiro deste ano. Este processo levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal. Às conferências episcopais, coube a responsabilidade de receber as contribuições e respostas, compilar o material e enviar à Secretária do Sínodo. Aqui no Brasil, a CNBB disponibiliza desde janeiro o texto preparatório com o questionário.

Dom Vilsom Basso explica que estão à disposição dos jovens três maneiras de participar. Primeiro, respondendo ao questionário que já foi encaminhado a todas as dioceses do Brasil e enviando até o final de julho para a CNBB. Então, será feita uma síntese e enviada à Secretaria do Sínodo, no Vaticano – este material poderá ajudar na formulação de ações pastorais no âmbito brasileiro.

“A segunda maneira saiu na semana passada: os jovens poderão participar diretamente no site do Sínodo e ali darem as suas respostas”, indica Dom Vilsom, lembrando do site que entrou no ar em 14 de junho. O secretário-geral do Sínodo, Cardeal Lorenzo Baldisseri, explicou que a plataforma na internet deve promover “ampla participação”. Com o site, os jovens receberão informações e vão poder também interagir no caminho da preparação para o Sínodo.

A terceira maneira de colaboração com o Sínodo, de acordo com Dom Vilsom, é com a partilha de experiências da juventude e expectativas para o Sínodo. Isso poderá ser feito no Facebook, com publicações usando a hashtag “#popeasks”.

Questionário

O Vaticano questiona a juventude com a finalidade de acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, por meio de um processo de discernimento, possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade.

O documento preparatório propõe uma reflexão em três partes. A primeira sobre as dinâmicas sociais e culturais. Na sequência, uma abordagem do “discernimento” como instrumento que a Igreja oferece aos mais novos para a descoberta da sua vocação. Por fim, são colocados em relevo os elementos fundamentais da pastoral juvenil vocacional.

FONTE: CANÇÃO NOVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário