quarta-feira, 10 de junho de 2015

Papa enfatiza necessidade de preservar a identidade cristã

Francisco alertou sobre as tentações sofridas pela identidade cristã que, se não for preservada, perde o sal e sua capacidade de dar testemunho de Cristo

Da Redação, com Rádio Vaticano
Francisco alerta sobre o perigo de enfraquecer a identidade cristã / Foto: L'Osservatore Romano
Francisco alerta sobre o perigo de enfraquecer a identidade cristã / Foto: L’Osservatore Romano
A necessidade de preservar a identidade cristã foi o tema da homilia do Papa Francisco, nesta terça-feira, 9, na Casa Santa Marta. Francisco disse que é preciso deixar que o Espírito Santo leve adiante a vida cristã, sem permitir que a identidade do cristão se torne uma “religião soft”.
A Missa foi concelebrada pelos cardeais que compõem o chamado “C9”, conselho que auxilia o Papa no governo da Igreja e na reforma da Cúria Romana. As palavras de Francisco foram motivadas pela Carta de São Paulo aos Coríntios, que fala justamente da identidade dos discípulos de Jesus. Segundo o Papa, Deus fez a humanidade percorrer um longo caminho, até o envio de Jesus, para que pudesse chegar a essa identidade cristã.
Também nós devemos percorrer, na nossa vida, um longo caminho, para que essa identidade cristã seja forte a ponto de podermos oferecer um testemunho. É um caminho que podemos definir como da ambiguidade à verdadeira identidade”, disse.
Francisco admitiu a existência do pecado ao longo desse caminho, mas ressaltou que a força de Deus faz o homem se levantar de um erro e prosseguir com sua identidade. Aliás, o próprio pecado é parte dessa identidade.
Somos pecadores, mas pecadores com a fé em Jesus Cristo. E não é somente uma fé de conhecimento, não, mas um dom de Deus que entrou em nós por meio d’Ele. É Deus quem nos confirma em Cristo. E nos conferiu a unção, nos imprimiu o sigilo, nos deu a entrada, o penhor do Espírito nos nossos corações. É Deus quem nos dá este dom da identidade”, afirmou o Papa.
Tentações
Mas também a identidade cristã é tentada e corre o risco de se enfraquecer e acabar se perdendo. Francisco alertou, então, sobre dois caminhos: o primeiro deles é o risco de diluir o testemunho, reduzindo o Cristianismo a uma bela ideia.
E assim, do Cristo concreto, porque a identidade cristã é concreta – como o lemos nas bem-aventuranças – passamos a esta religião um pouco ‘soft’, no ar e no caminho dos gnósticos. Por trás, há o escândalo. Esta identidade cristã é escandalosa. E a tentação é negar o escândalo”.
A cruz é um escândalo, disse o Papa, e por isso mesmo há pessoas que buscam Deus com “espiritualidades cristãs um pouco etéreas”, os “gnósticos modernos”. Há também aqueles que sempre necessitam de novidade na identidade cristã e se esquecem que foram escolhidos, ungidos.
Outro caminho para regredir na identidade cristã é a mundanidade. Aos poucos, disse o Papa, o sal perde o sabor e se começa a ver comunidades que se dizem cristãs, mas não podem nem sabem dar testemunho de Jesus Cristo.
Esta é uma graça que devemos pedir ao Senhor: que sempre nos dê este presente, este dom de uma identidade que não busca se adaptar às coisas até ‘perder o sabor do sal’”.
Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário