domingo, 17 de janeiro de 2016

Papa em homilia: a fé não se compra, é dom que muda a vida

Na Missa de hoje, Papa falou sobre o dom da fé, convidando os fiéis a uma reflexão sobre a crença em Jesus


Da Redação, com Rádio Vaticano
Francisco fala sobre a fé em Missa na Casa Santa Marta / Foto: L'Osservatore Romano
Francisco fala sobre a fé em Missa na Casa Santa Marta / Foto: L’Osservatore Romano
Como é a minha fé em Jesus Cristo?”. É a pergunta feita pelo Papa Francisco na homilia da Missa celebrada nesta sexta-feira, 15, na Casa Santa Marta. O Pontífice se baseou no Evangelho para reafirmar que, para compreender realmente Jesus, não se pode ter o “coração fechado”, mas segui-lo no caminho do perdão e da humilhação.
A fé não pode ser comprada por ninguém; é um dom que muda nossa vida”. As pessoas fazem de tudo para se aproximar de Jesus e não pensam nos riscos que podem correr para escutá-lo ou simplesmente tocá-lo. Foi o que sublinhou Francisco, inspirando-se no Evangelho de Marcos que narra a cura do paralítico em Cafarnaum.
Havia tanta gente na frente da casa onde estava Jesus que tiveram que tirar o teto e passar por ali a maca aonde se encontrava o doente. “Tinham fé – comentou o Papa – a mesma fé daquela senhora que, em meio à multidão, quando Jesus foi à casa de Jairo, conseguiu tocar um pedaço do manto de Jesus, para ser curada (…) A fé forte, corajosa, que vai adiante, o coração aberto na fé”.
Coração fechado não consegue entender Jesus
O Santo Padre explicou que, no episódio do paralítico, Jesus deu um passo adiante. Em Nazaré, no início de seu ministério, na visita à Sinagoga, Ele disse que havia sido enviado para libertar os oprimidos, os encarcerados, para dar a vista aos cegos, inaugurar um ano de graça. Mas nesse episódio do paralítico, não só cura os doentes, mas perdoa seus pecados.
Estavam ali aqueles que tinham o coração fechado, mas aceitavam – até um certo ponto – que Jesus fosse um curandeiro. Mas perdoar os pecados é demais!”, disse o Papa, lembrando que Jesus começou a falar com aquela linguagem que, a um certo ponto, desencorajaria as pessoas, inclusive alguns discípulos que o seguiam. “Esta linguagem é dura, quando fala de comer o seu Corpo como caminho de salvação”.
A fé em Jesus muda realmente a vida?
O Papa Francisco afirmou que as pessoas entendem que Deus vem para salvar das doenças, mas antes de tudo vem para trazer a salvação dos pecados, e esse é o ponto mais difícil de se compreender; até os discípulos chegaram a duvidar.
A fé em Jesus Cristo. Como é a minha fé em Jesus Cristo? Creio que Jesus Cristo seja Deus, o Filho de Deus? E esta fé transforma a minha vida? Faz com que no meu coração se abra este ano de graça, este ano de perdão, este ano de aproximação ao Senhor? A fé é um dom. Ninguém ‘merece’ a fé. Ninguém a pode comprar. É um dom. A ‘minha’ fé em Jesus Cristo, me leva à humilhação? Não digo à humildade: à humilhação, ao arrependimento, à oração que pede: ‘Pedoa-me, Senhor. Tu és Deus. Podes perdoar os meus pecados”.
A prova da fé é a capacidade de louvar a Deus
Francisco concluiu a homilia manifestando o desejo de que Deus faça as pessoas crescerem na fé. Os que procuravam Jesus o faziam porque Ele falava com autoridade e, depois de terem visto Jesus, saíam maravilhados e glorificavam a Deus.
O louvor. A prova que eu creio que Jesus Cristo é Deus na minha vida, que me foi enviado para ‘me perdoar’, é o louvor: se eu tenho a capacidade de louvar a Deus. Louvar o Senhor. É gratuito isso. O louvor é gratuito. É um sentimento que dá o Espírito Santo e nos leva a dizer: ‘Tu és o único Deus’. Que o Senhor nos faça crescer nesta fé em Jesus Cristo Deus, que nos perdoa, que nos oferece o ano de graça, e que esta fé nos leve a louvar”.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário