sábado, 17 de janeiro de 2015

Jovens trocam férias por ação social


Desde 2005, todo mês de janeiro a Missão Solidária Marista reúne jovens dispostos a dedicar parte de suas férias para ajudar ao próximo. Este ano, de 18 a 25 de janeiro, cerca de 450 alunos e ex-alunos Maristas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, devem vivenciar a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Ponta Grossa (PR), Jaraguá do Sul (SC), Pouso Redondo (SC) e Santos (SP).
Durante uma semana serão desenvolvidas diversas atividades com o intuito de promover a educação para a solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico. Nesse período, haverá troca de experiências de vida entre jovens e moradores, a fim de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade.
Os alunos do Colégio Marista Paranaense participarão das atividades em Ponta Grossa e os jovens do Colégio Marista Santa Marista viajarão para os municípios de Jaraguá do Sul e Pouso Redondo, em Santa Catarina.
De acordo com Diogo Galinne, do Setor Pastoral do Grupo Marista, antes de partir para a missão, cada grupo prepara uma programação com uma série de atividades que são elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberão os missionários.
A realização da Missão Solidária em quatro locais simultâneos almeja propagar a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo”, enfatiza.
Em todas as ações a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como verificar as prioridades junto às comunidades. Como exemplo, está prevista a revitalização de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças, entre outros). Além disso, momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens também devem acontecer.
Por: Lívia Lima


Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário