sábado, 13 de dezembro de 2014

Andor de Santa Luzia, em Mossoró, terá mais de 2 mil rosas



Artista plástico Flávio Tácito trabalha na produção do andor há meses.
Procissão de Santa Luzia acontece no dia 13, às 17h30.

A cada ano o andor de Santa Luzia vem baseado em um tema diferente (Foto: Arquivo pessoal/Flávio Tácito)A cada ano o andor de Santa Luzia vem baseado em um tema diferente (Foto: Arquivo pessoal/Flávio Tácito)

"É segredo. nem o padre sabe". Essa é a resposta do artista plástico Flávio Tácito sobre a decoração do andor de Santa Luzia que está sendo produzido para a procissão do próximo sábado (13) em Mossoró. Responsável pela idealização do andor há 30 anos, ele adianta apenas que este ano o andor será clássico e terá mais de dois mil botões de rosas.
"É como se fosse uma noiva que ninguém pode ver o vestido antes da hora. Os fiéis ficam em uma expectativa grande para ver como será o andor. É muito gratificante realizar esse trabalho", diz o artista plástico. Para a confecção do andor Flávio conta com uma equipe de mais de vinte pessoas. São eletricistas, marceneiros, floristas e equipe de apoio que ajudam a tornar a ideia em realidade. "Sem eles eu não conseguiria", ressalta.
A cada ano o andor de Santa Luzia vem baseado em um tema diferente que é escolhido pelo próprio artista plástico. Em 2013, o tema foi paz e o andor foi produzido em acrílico com flores brancas. "O tema é escolhido de acordo com a atualidade, com o que está acontecendo na Diocese e no mundo", explica Flávio.
Em 2011, andor fez referência ao combate ao câncer de mama (Foto: Arquivo pessoal/Flávio Tácito)Em 2011, andor fez referência ao combate ao
câncer de mama (Foto: Arquivo/Flávio Tácito)

Em 2011, por exemplo, o andor fez uma referência à luta contra o câncer de mama e foi produzido com luzes lilás e rosa, além de flores nos mesmos tons. "A ideia foi ressaltar que Santa Luzia também é mulher e mostrar que baseados no testemunho de vida dela podíamos conscientizar as pessoas para a questão do câncer de mama", diz Flávio. No ano 2000, quando muito se falava sobre a virada do milênio, o andor tinha um globo todo feito com flores "simbolizando que acima do mundo está Jesus que tudo é providência dele".

Doações

De acordo com o artista plástico, o andor custa em torno de R$ 6 mil e os gastos são pagos com doações de fiéis através de uma campanha chamada 'Terço das rosas do andor de Santa Luzia'. "Nada sai do bolso da igreja, é um presente dos fiéis para Santa Luzia. É muito emocioonante a fé desse povo em Santa Luzia", diz. Ao fim da procissão as rosas são distribuídas entre os fiéis.


Em 2013, o tema do andor de Santa Luzia foi a paz (Foto: Arquivo pessoal/Flávio Tácito)Em 2013, o tema do andor de Santa Luzia foi a paz (Foto: Arquivo pessoal/Flávio Tácito)




















FONTE: G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário