sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Que a força de Deus transforme ódio em amor, diz Papa

Em mensagem para o Natal, Papa Francisco recordou todas as pessoas que sofrem devido aos conflitos

Da redação, com Rádio Vaticano

papa_francisco_benção
Papa Francisco durante bênção Urbi et Orbi
Nesta quinta-feira, 25, Papa Francisco iniciou sua mensagem, na Basílica Vaticana, desejando um bom Natal. O Santo Padre, reafirmou que o Filho de Deus e Salvador do mundo nasceu  para nós e foi concedido por pessoas humildes como Maria e São José.
São as pessoas humildes, cheias de esperança na bondade de Deus, que acolhem Jesus e O reconhecem. Assim o Espírito Santo iluminou os pastores de Belém, que correram à gruta e adoraram o Menino. E mais tarde o Espírito guiou os anciãos Simeão e Ana, no templo de Jerusalém, e eles reconheceram em Jesus o Messias”, disse o Papa, afirmando que Jesus é a salvação para cada pessoa e para cada povo.
A partir daí, o Pontífice rezou para o povo sofredor do Iraque, Síria e do mundo inteiro. “Ao Salvador do mundo, peço que olhe para os nossos irmãos e irmãs do Iraque e da Síria que há tanto tempo sofrem os efeitos do conflito em curso e, juntamente com os membros de outros grupos étnicos e religiosos que padecem uma perseguição brutal”.
O Santo Padre recordou os inúmeros desalojados, deslocados e refugiados, crianças, adultos e idosos da região e do mundo inteiro, e pediu: “mude a indiferença em proximidade e a rejeição em acolhimento, para que todos aqueles que agora estão na provação possam receber a ajuda humanitária necessária para sobreviver à rigidez do inverno, retornar aos seus países e viver com dignidade”.
O Papa Francisco pediu que Deus abra os corações das pessoas à confiança, e dê a sua paz a todo o Oriente Médio, começando pela Terra abençoada por seu nascimento, sustentando os esforços daqueles que estão ativamente empenhados no diálogo entre Israelitas e Palestinianos.
O Pontífice pediu para o Salvador olhar por todos aqueles que sofrem na Ucrânia e que conceda aquele lugar a graça de superar as tensões, vencer o ódio e a violência, embarcando em um caminho novo de fraternidade e reconciliação.
Quanto a Nigéria, Francisco rezou pela paz no país, onde mais sangue foi derramado e muitas pessoas se encontram injustamente subtraídas aos seus entes queridos e mantidas reféns ou massacradas.
O Papa invocou “paz também para as outras partes do continente africano, particularmente a Líbia, o Sudão do Sul, a República Centro-Africana e as várias regiões da República Democrática do Congo”, pedindo aos líderes político que se empenhem, através do diálogo, a superar os contrastes e construir uma convivência fraterna duradoura.
Francisco reza pelas crianças que estão em situações difíceis, que vivem deslocadas devido as guerras e perseguições, abusadas e exploradas ou sob os bombardeamentos, e também, a toda humanidade que sofre pelas doenças, especialmente as vítimas da epidemia Ebola, sobretudo na Libéria, Serra Leoa e Guiné. E ao mesmo tempo, expressa sua gratidão àqueles que estão trabalhando corajosamente para assistir os doentes e os seus familiares.
O Papa pede para que todos nós, iluminados pelo Espírito Santo, possamos reconhecer no Menino Jesus a salvação oferecida por Deus a cada um de nós, a todo o ser humano e a todos os povos da terra.
Ao final de sua mensagem, o Santo Padre intercede: “Que o poder de Cristo, que é libertação e serviço, se faça sentir a tantos corações que sofrem guerras, perseguições, escravidão. Que este poder divino tire, com a sua mansidão, a dureza dos corações de tantos homens e mulheres imersos no mundanismo e na indiferença. Que a Sua força redentora transforme as armas em arados, a destruição em criatividade, o ódio em amor e ternura. Assim poderemos dizer com alegria: ‘Os nossos olhos viram a vossa salvação’.”
Após a mensagem, Francisco desejou bom Natal para todos e deu a sua tradicional bênção Urbi et Orbi.


Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário