segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Papa indica ações de Maria como modelo de preparação ao Natal

Ao se concentrar no exemplo de Maria, Papa pediu que fiéis abram o coração a Jesus e vivam um Natal realmente cristão, livre da mundanidade

Jéssica Marçal
Da Redação

Francisco fala do exemplo de Maria para que os cristãos se preparem bem para o Natal / Foto: Reprodução CTV
Francisco fala do exemplo de Maria para que os cristãos se preparem bem para o Natal / Foto: Reprodução CTV
A fé e a capacidade de reconhecer o tempo de Deus. Essas foram duas atitudes de Maria destacadas pelo Papa Francisco antes do Angelus deste domingo, 21, na Praça São Pedro. No quarto e último domingo do Advento, o Santo Padre concentra a atenção em Maria como um modelo para a preparação dos cristãos ao Natal.
No Evangelho do dia, a passagem do anúncio do anjo Gabriel a Maria. Francisco explicou que a escuta da Palavra foi uma atitude exemplar de Maria, que apresentou disponibilidade de mente e de coração. Mesmo sem saber o que teria que enfrentar, ela confiou em Deus.
Outra atitude de Maria destacada pelo Papa foi a capacidade de reconhecer o tempo de Deus. “Maria nos ensina a colher o momento favorável em que Jesus passa na nossa vida e pede uma resposta pronta e generosa”, disse Francisco, lembrando que, muitas vezes, o homem não percebe quando Jesus passa em sua vida porque está imerso em seus próprios pensamentos e atividades.
Assim como encontrou morada no ventre de Maria, Jesus vem, no Natal, bater novamente à porta do coração de cada cristão de hoje, afirmou o Santo Padre. “Cada um de nós é chamado a responder, como Maria, com um ‘sim’ pessoal e sincero, colocando-se plenamente à disposição de Deus e da sua misericórdia”.
Fiéis acompanham o Angelus na Praça São Pedro, já enfeitada com a árvore de Natal e o presépio / Foto: Reprodução CTV
Fiéis acompanham o Angelus na Praça São Pedro, já enfeitada com a árvore de Natal e o presépio / Foto: Reprodução CTV
O Santo Padre destacou ainda a necessidade dos fiéis manterem as portas abertas a Cristo, pois Ele vem trazer a paz e o chamado a uma vida melhor. “Se você sente a vontade de melhorar, é Ele (Jesus) que bate à porta”.
Francisco não deixou de mencionar a presença silenciosa de São José ao lado de Maria. Esse exemplo, segundo o Papa, é um convite para os fiéis de hoje a acolher Jesus com total abertura da alma.
Lembrando que o presente precioso do Natal é a paz, e que Cristo é a verdadeira paz, Papa Francisco pediu que os fiéis possam viver um Natal realmente cristão, livres de toda mundanidade e prontos para acolher o Salvador.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário