sábado, 13 de dezembro de 2014

Missa e procissão encerram festejos da padroeira de Mossoró

Edição 2011 da Procissão de Santa Luzia (Foto: Divulgação)
Tradicional procissão encerra festejos neste sábado (Foto: Divulgação)Tradicional procissão encerra festejos neste sábado (Foto: Divulgação)

A missa solene e a procissão encerram as comemorações da Festa de Santa Luzia, padroeira de Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. As celebrações em torno de Santa Luzia começaram no dia 3 de dezembro e se encerram neste sábado (13).

G1 transmite a missa solene ao vivo a partir das 10h. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana. A primeira missa aconteceu de 1h, logo após a chegada da motoromaria. As próximas missas são às 5h, 6h30 e às 8h. Depois da celebração das 10h, há missa ainda às 14h e às 15h30.

Com o término das missas, a tradicional procissão sai pelas ruas de Mosssoró às 17h30. A saída é da Matriz de São Manoel com destino à Catedral de Santa Luzia. De acordo com o artista plástico Flávio Tácito, responsável pela idealização do andor há 30 anos, a decoração terá mais de dois mil botões de rosas.

De acordo com a Prefeitura de Mossoró, em 2013 cerca de 300 mil pessoas participaram da procissão. A expectativa é que este ano mais de 500 mil pessoas visitem a cidade durante os dez dias de festa.

Santa Luzia é a padroeira da Diocese de Mossoró – que possui 32 paróquias e completou 80 anos em novembro, e também padroeira da cidade de Mossoró. A festa acontece há pelo menos 50 anos na cidade.

História

A padroeira de Mossoró é conhecida como protetora dos olhos. O pároco da igreja de Santa Luzia, padre Walter Collini, conta que Lúcia, como se chamava na verdade Santa Luzia, nasceu em Siracusa, na Itália, em uma família rica e cristã, no ano 283. Naquela época, o Império Romano não dava às pessoas a liberdade de professar a fé em Cristo e a pena para quem o fizesse era a morte. O pai de Lúcia morreu quando ela tinha cinco anos e ela foi criada pela mãe.

Festa de Santa Luzia começou nesta quarta-feira (3) com a presença de milhares de fiéis (Foto: Raul Pereira)Festa começou no dia 3 de dezembro
(Foto: Raul Pereira)

O costume daquele tempo era que as famílias arranjavam o casamento dos filhos e uma família procurou a mãe de Lúcia para que a jovem se casassse com um pretendente. "Ela não quis se casar e disse que estava prometida a Jesus. A mãe dela avisou à família do pretendente e ele, por vingança, denunciou que ela era uma cristã", disse padre Walter.

A partir daí começou o martírio de Lúcia. O imperador Diocleciano mandou que a levassem a um prostíbulo para que tirassem a virgindade dela. "Conta-se que dez soldados tentaram tirar a virgindade dela, mas não conseguiram tamanha a força dela. Depois ela foi jogada no fogo, mas permaneceu viva. Em seguida arrancaram-lhe os olhos e diz a história que ela reapareceu com dois olhos perfeitos. Como nada a atingia, por último, ela foi degolada. Ela morreu por não renegar a fé em Cristo", contou.
Programação deste sábado:

- 0h – Chegada da 5º Moto-romaria de Santa Luzia com bênção das motos e Sorteio de Uma moto Honda Pop 100 e Primeira Missa da Festa.

- 5h – Segunda Missa dos Romeiros.

- 6h Alvorada no Adro da catedral com a banda de Musica Artur Paraguai.

- 6h30 – Terceira Missa dos Romeiros.

- 8h – Quarta Missa dos Romeiros.

- 10h – Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana.

- 14h – Sexta Missa dos Romeiros.

- 15h30 - Sétima e última Missa dos Romeiros na Matriz de São Manoel.

- 17h30 – Procissão de Santa Luzia saindo da Matriz de São Manoel e seguindo para Catedral de Santa Luzia.

- Bênção do Santíssimo Sacramento e cerimonial de enceramento da Festa de Santa Luzia 2014.


FONTE: G1.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário